Audiência na câmara vai debater retomada de pactuação com Hospital do Câncer de Muriaé

De autoria do vereador Raphael Gustavo (PSD), a iniciativa pretende garantir o acesso aos atendimentos oncológicos à população da região

Audiência na câmara vai debater retomada de pactuação com Hospital do Câncer de Muriaé
Divulgação/Câmara de Viçosa

A Câmara de Viçosa promoverá e será sede, no dia 28 de maio, às 18 horas, de uma audiência pública para debater sobre a possível retomada da pactuação entre Viçosa e municípios da microrregião com o Hospital do Câncer de Muriaé - Fundação Cristiano Varella. De autoria do vereador Raphael Gustavo (PSD), a iniciativa pretende garantir o acesso aos atendimentos oncológicos à população da região. 

A audiência, aberta ao público, contará com a participação de prefeitos e secretários de saúde de nove municípios, além de representantes do Hospital do Câncer de Muriaé. Também são esperados pacientes, familiares e representantes da sociedade civil. O evento será transmitido pelo YouTube.

A retomada dos atendimentos oncológicos em Muriaé é justificada por Raphael devido às dificuldades presentes no atual local de fornecimento do serviço: Ponte Nova. Desde junho de 2023, o tratamento contra o câncer para cidades da microrregião, como Viçosa, Araponga, Cajuri, Canaã, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras, foi remanejado para a cidade ponte-novense.

A mudança se deu após a habilitação de novos serviços de oncologia no Instituto de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Dores, conforme estabelecido na Deliberação CIB-SUS nº 4149, de 19 de abril de 2023.

Com a alteração, passaram a ser referenciados em Ponte Nova serviços como cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia e diagnóstico por imagem, entre outros, que até então eram oferecidos em Muriaé. Segundo o vereador Raphael, a mudança gerou, no entanto, uma série de dificuldades para os pacientes, como longas distâncias, sobrecarga no sistema de atendimento e interrupções nos tratamentos, afetando diretamente a qualidade de vida e a continuidade do cuidado.

“O tratamento oncológico é uma necessidade urgente e inadiável para centenas de pacientes da nossa região. O Hospital do Câncer de Muriaé tem excelência reconhecida nacionalmente e é preparado para oferecer atendimento humanizado e de alta complexidade. Precisamos discutir, com urgência, a possibilidade de retomada dessa pactuação”, afirmou o vereador.