Viçosa solicita liberação do carro fumacê para combater a dengue

Município se encontra em estado de alto risco com 340 notificações da doença nas últimas quatro semanas

Viçosa solicita liberação do carro fumacê para combater a dengue

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika de Viçosa se reuniu na última segunda-feira (18) para debater o gerenciamento e monitoramento das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma das deliberações aprovadas na reunião foi a solicitação à Secretaria de Estado de Saúde do Carro Fumacê para intensificar o controle no território municipal.

Ainda no encontro, a chefe de Departamento de Vigilância em Saúde, Lilian Souza, atualizou as informações relativas ao cenário epidemiológico e apresentou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, até o momento, de acordo com o plano de contingência.

Após a análise da equipe técnica do comitê, algumas deliberações, assim como a do carro fumacê, foram aprovadas. Uma delas é a realização de mais um Dia D para orientações à população sobre a prevenção da doença. A outra é a extensão do horário de atendimento às pessoas nas UBS do município (Unidades Básicas de Saúde), no decorrer da semana e aos sábados e domingos, medida já em prática.

O secretário de Saúde, Rainério Fontes, alerta que qualquer pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar, imediatamente, sua UBS de referência para que tenha acesso aos serviços de saúde. Todas as unidades foram equipadas com salas de soroterapia para mais conforto e cuidados para quem necessitar desse tipo de atendimento.

Situação de Emergência em Viçosa

A Prefeitura de Viçosa declarou situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue, considerando o aumento significativo das notificações da doença no município. O decreto 6.018/2024 foi assinado pelo prefeito Raimundo Cardoso no último dia 13 de março e publicado no dia 18.

O documento autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a realizar dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência. Também permite a contratação de profissionais e a ampliação da carga horária dos servidores da saúde. O decreto ainda autoriza agentes de endemia a realizar a entrada forçada em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, bem como em imóveis habitados nos casos em que houver recusa do morador.

O decreto já está em vigor e é válido por 180 dias, podendo ser prorrogado caso persista a situação de emergência. Outras cidades e estados do país, inclusive Minas Gerais, já decretaram emergência em saúde pública em virtude da dengue.

Ampliação dos horários de atendimento das UBSs

Na segunda-feira (18), a prefeitura de Viçosa anunciou a ampliação dos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sedes próprias, estendendo horários e direcionando os usuários de outras UBSs para outras unidades. 

A UBS dos bairros Santa Clara, Nova Viçosa, São José do Triunfo, Cidade Nova e Santo Antônio funcionarão de segunda a sexta, das 7 às 20 horas, enquanto a do Bom Jesus e a do Centro oferecerão atendimento das 7 às 21 horas. 

Nos finais de semana, os atendimentos serão das 7 às 19 horas apenas na UBS Centro (antiga policlínica). Os usuários das demais unidades poderão buscar atendimento na UBS Centro no sábado e no domingo.

Dengue em Viçosa

Também no dia 18, a Prefeitura de Viçosa divulgou mais um levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que monitora a situação da dengue no município. Nas últimas quatro semanas, Viçosa registrou 340 notificações de dengue e 11 casos de chikungunya.

Segundo o Ministério da Saúde, considerando as últimas quatro semanas epidemiológicas, levando-se em consideração a população de Viçosa, o registro de 340 notificações de dengue é considerado alto risco e acima de 395 casos, muito alto risco.

Desde o início deste ano até o dia 18 de março, foram notificados 698 casos de dengue em Viçosa, sendo 280 confirmações, 30 casos descartados e 388 em investigação. Também foram notificados 18 casos de Chikungunya, sendo oito confirmados. Esse ano não houve nenhuma notificação de Zika em Viçosa.