Viçosa será contemplada em novo programa de capacitação profissional gratuita do governo de MG
Minas Forma oferecerá cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade social; primeiras vagas são direcionadas aos setores turismo, comércio e cultura, na área de serviços, visando geração de emprego e renda para os mineiros
O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (20), o Programa Minas Forma, iniciativa desenvolvida para oferecer cursos gratuitos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa será desenvolvido em 101 municípios, incluindo Viçosa.
O programa terá início com a disponibilidade de 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, distribuídas nos 101 municípios escolhidos. Nesta fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula, e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular em sala de aula.
Modelo
Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos de ofício, e desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, o programa visa permitir a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho e exercício da autonomia, por meio da ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos de formação profissional serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), conforme contrato.
O cronograma das turmas foi definido pelo Senac e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) é responsável pela mobilização dos municípios contemplados e do público prioritário para formação das turmas.
Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público interessado em se formar por meio da capacitação e lideranças locais e instituições parceiras também poderão encaminhar novos alunos para matrícula.
Comentários (0)
Comentários do Facebook