Viçosa leva projeto de reativação das linhas férreas ao Exército
O projeto de reativação das linhas férreas de Viçosa e outras cinco cidades da região foi apresentado ao Exército Brasileiro em uma reunião que aconteceu segunda-feira última, 23, na sede da 4ª Região Militar, em Belo Horizonte. A equipe formada pelo prefeito Ângelo Chequer (PSDB); o representante da ONG Amigos do Trem, Jershon Ayres; e pelo presidente do Circuito Turístico Serras de Minas, Sérgio Vitarelli, foi recebida pelo general de Divisão Mário Lúcio Alves de Araújo, comandante da 4ª Região Militar.
O comandante recebeu a equipe de Viçosa em seu gabinete, onde conversaram sobre política, economia e a história ferroviária da microrregião de Viçosa. Na oportunidade, o prefeito Ângelo Chequer fez uma breve explanação sobre os projetos e verificou com o general a possibilidade da colaboração do Exército para a elaboração de um projeto executivo e posterior execução das obras, através do 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército que fica em Araguari (MG), no triângulo mineiro.
O representante da ONG Amigos do Trem, Jershon Ayres, após interesse do General, realizou uma detalhada apresentação sobre a iniciativa. O comandante teve a oportunidade de conhecer os projetos que contemplam a instalação de um trem turístico, ligando as cidades de Teixeiras, Viçosa, Cajuri, Coimbra, São Geraldo e Visconde do Rio Branco e um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que circulará dentro da cidade de Viçosa, desde o campus da UFV até o bairro Novo Silvestre.
Sobre o andamento do projeto, Jershon Ayres explicou que já existe um estudo de viabilidade financeira e o apoio formal dos prefeitos de todas as cidades envolvidas e da reitora da UFV, Nilda Soares. "O próximo passo é a realização do reconhecimento da área para a elaboração do projeto executivo e planilha de custos. É nessa etapa que precisamos do apoio do Exército", destacou Jershon, que ainda explicou que a planilha de custos é essencial para buscar formas de viabilizar apoio financeiro para o projeto.
Segundo a equipe de Viçosa, o general Mário Lúcio Alves de Araújo acredita que os projetos são de grande importância para o desenvolvimento turístico da região e disse que irá articular o apoio do Exército através de contatos com o Ministério da Defesa e com o Comando da 11ª Região Militar, que abrange a região do Triângulo Mineiro, onde se localiza o Batalhão de Engenharia. O general afiançou que o Ministério da Defesa deve consultar o Exército a respeito da demanda e os militares devem responder positivamente, visando viabilizar o mais breve possível o envio da tropa para Viçosa.
O prefeito de Viçosa agradeceu ao general dizendo que "o apoio do Exército Brasileiro facilita o sonho, visto que a instituição é conhecida por executar obras com valores reais, sem visar lucro, mostrando-se uma opção viável de construção com prazo de entrega respeitado, profissionais altamente gabaritados e com a garantia de um serviço de qualidade e de alta durabilidade".
Comentários (0)
Comentários do Facebook