Unidade de Atendimento Especializado em Saúde completa um mês de atendimento aos usuários do SUS
Após sucessivos atrasos e adiamentos dos prazos de entrega da obra, a Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) de Viçosa completa nesta quinta-feira, 13, um mês em funcionamento. O local é destinado ao atendimento secundário de saúde realizado por estagiários dos cursos de medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e trabalha articulado às Unidades Básicas de Saúde da Família (Ubes) da cidade e da microrregião.
A UAES está localizada na rua José dos Santos, no centro de Viçosa, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura. A unidade oferece acesso gratuito a 26 tipos de atendimento de três grandes áreas, dentre eles especialidades que não eram oferecidas na rede pública de saúde de Viçosa, o que gerava o deslocamento de usuários para outras cidades, na maior parte por meio de transporte custeado pelo poder público municipal.
Na área de saúde do adulto são disponibilizadas as especialidades de Clínica Geral, Infectologia, Reumatologia, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Hematologia, Psiquiatria e Cirurgia. Para as crianças há atendimentos de Pediatria geral, Gastropediatria, Pneumopediatria, Endócrino Pediatria, Hebiatria (atendimento a adolescentes), Neuropediatria e Psiquiatria infantil. Para mulheres são ofertadas as especialidades de Ginecologia Geral, Mastologia, Climatério, Infertilidade, Pré-Natal de Alto Risco, Planejamento Familiar, Ambulatório de DSTs, Ginecologia Infanto-puberal, Ambulatório de Endometriose e dor pélvica e Endócrino Ginecologia.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela UAES, a população deve ser encaminhada por um médico ou enfermeiro de alguma Unidade Básica de Saúde (UBS). As consultas ou procedimentos solicitados pelas UBSs são agendadas para o mês seguinte. O paciente acompanha a solicitação de agendamento na própria Unidade Básica de Saúde e é avisado por um Agente Comunitário de Saúde sobre a data e hora da consulta ou procedimento.
Comentários (0)
Comentários do Facebook