Treinamento do Samu em Viçosa adiado após confirmação de caso de Covid-19

O treinamento foi concluído na microrregião de Manhuaçu, começou em Ponte Nova e seria iniciado nesta semana para os candidatos da microrregião de Viçosa.

Treinamento do Samu em Viçosa adiado após confirmação de caso de Covid-19

O início dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na microrregião de Viçosa, previsto para o início de dezembro, corre risco de atrasar após interrupção da fase de treinamento dos profissionais aprovados no processo seletivo. O treinamento foi concluído na microrregião de Manhuaçu, começou em Ponte Nova e seria iniciado nesta semana para os candidatos da microrregião de Viçosa.

Na última terça-feira, 2, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), responsável pelo processo de contratação, anunciou o adiamento do Treinamento Básico Introdutório (TBI) e, consequentemente, da prova prática. De acordo com o cronograma do processo seletivo no 058/2020, o curso seria ministrado entre os dias 4 a 7 de novembro.

O motivo do adiamento foi a confirmação de casos positivos de Covid-19 entre os profissionais que estavam em treinamento em Ponte Nova. O Cisdeste não informou quantos profissionais testaram positivo, mas confirmou o adiamento do processo, justificando que os candidatos e os professores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Cisdeste vão permanecer em isolamento domiciliar por 15 dias.

De acordo com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, uma cerimônia de abertura do curso, marcada para esta quinta-feira, 4, estava sendo preparada, mas foi adiada após a confirmação dos casos. Eventos semelhantes foram realizados em Manhuaçu e em Ponte Nova. O evento de Viçosa, com a presença de autoridades, será realizado no campus da UFV assim que terminar o período de quarentena dos profissionais.

A partir de dezembro, a microrregião de Viçosa contará com 01 Unidade de Suporte Avançado (USA), localizada em Viçosa, além de 03 Unidades de Suporte Básico (USB), sendo uma em Viçosa, uma em Teixeiras e outra em Araponga. A base descentralizada de Viçosa ficará localizada na Vila Giannetti, onde atualmente funciona também um escritório e posto de atendimento administrativo do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa.