UFV promove Simulação de Catástrofe neste sábado

Atividade tem o objetivo de preparar estudantes e profissionais da área da saúde para situações de emergência de grande magnitude

UFV promove Simulação de Catástrofe neste sábado
Divulgação/Lute

A Liga Acadêmica de Trauma, Emergência e Cirurgia (LUTE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizará uma Simulação de Catástrofe no estacionamento do Pavilhão de Aulas B (PVB) na manhã deste sábado, dia 09 de novembro. A atividade, que poderá ser assistida pela população, contará com o apoio do SAMU, Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa. 

A dinâmica envolve profissionais e estudantes das áreas de medicina e enfermagem, que vão simular um acidente de trânsito com ônibus, carros e motos. Os participantes também farão a simulação do resgate de vítimas fictícias para o departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), na divisão de saúde da UFV (DSA) e em instituições de saúde da cidade.

O objetivo da simulação é proporcionar aos estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina uma experiência prática em gestão de crises e respostas emergenciais, permitindo que enfrentem os desafios típicos de uma catástrofe.

Segundo a programação, o estacionamento do PVB será fechado nesta sexta-feira para dar início à organização da simulação. No sábado, a dinâmica vai começar às 8h40, com uma ligação para o 192, informando o acidente fictício.

A simulação exibirá um motorista de um carro que está em uma discussão após uma festa com seus irmãos e, em um momento de distração, invade a faixa da contramão e colide frontalmente com um ônibus de 35 passageiros. Após a colisão, uma moto com dois passageiros, que vinha atrás do ônibus, também choca com os dois veículos.

Após a chegada das equipes, haverá o atendimento dos estudantes de medicina e enfermagem com a supervisão do SAMU, além de auxílio dos bombeiros ao longo de todo o procedimento. Após isso, os pacientes fictícios serão levados às instituições específicas para auxílio imediato. 

Essa será a segunda vez que a Liga realizará uma simulação de catástrofe, a primeira atividade aconteceu em 2018. A iniciativa faz parte de eventos realizados anualmente pela LUTE, que alterna entre simulações para capacitação práticas de profissionais de saúde e palestras sobre traumas, emergências e apresentação de trabalhos científicos.