Sovipa entrega projeto do “canil municipal” à Prefeitura

Sovipa entrega projeto do “canil municipal” à Prefeitura

Na quinta-feira, 16, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, recebeu representantes da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) e a vereadora Brenda Santunioni para discutir a nova etapa do projeto de construção do canil-gatil municipal.
Na reunião a Sovipa entregou o projeto arquitetônico da obra, que será construída com o intuito de abrigar cães de rua da cidade.
O projeto, orçado em R$365 mil e com prazo de execução de 6 meses, prevê a construção de uma sede para a ONG, além de mini-ambulatório - com triagem, área para atendimentos e castração -, um centro cirúrgico e espaço aberto com 30 baias, que poderão abrigar confortavelmente cerca de 3 animais cada.
Esse espaço aberto será dividido em quatro partes, apartando os animais de acordo com o porte, que permanecerão livres durante o dia, sendo levados às baias apenas a noite. Cada baia terá, ainda, uma área verde que os animais poderão usar livremente para que não fiquem não fiquem estressadas durante o confinamento.

Histórico
A parceria entre Prefeitura e Sovipa para a construção do novo canil-gatil de Viçosa começou em 2015. Naquela época, começaram a ser definidos os trâmites da parceria, como formas de cessão do terreno e detalhes do projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal para autorizar o convênio e o projeto da construção e funcionamento do abrigo. Em 2016 foi sancionada uma Lei Municipal nº 2.562 autorizando a concessão de um terreno à Sovipa para a construção do abrigo. No entanto, segundo o artigo terceiro referida lei, cabe à Sovipa edificar, com recursos próprios, sejam de provenientes de parceria com o Estado de Minas Gerais, União Federal, Município de Viçosa ou outra entidade da sociedade civil organizada, a estrutura de Canil e Gatil que observe os parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores competentes.