Produção industrial mineira avança 0,4% em outubro
Dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM – Regional), produzida pelo IBGE
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje, quarta-feira, 9, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM – Regional) referente a passagem de setembro para outubro. O estado de Minas Gerais conseguiu superar o patamar pré-pandemia, avançando 0,4% na produção industrial mineira, em outubro, no comparativo com o mês de setembro.
Em Minas, o destaque de outubro foi para a fabricação veículos automotores, reboques e carrocerias (44,1%); de protudos têxteis (22,8%); e produtos do fumo (16,7%). Tiveram desempenho negativo as indústris extrativas (-16,7%); fabricantes de produtos químicos (-16,6%) e metalurgia (-9,6%).
A pesquisa foi realizada em 15 locais, sendo que oito deles apresentaram taxas positivas. Segundo o IBGE, o fato reflete a ampliação do movimento de retorno à produção, que estavam paralisadas ou interrompidas devido a pandemia da Covid-19.
Apesar do desempenho positivo, Minas Gerais ficou abaixo da média nacional (1,1%), bem como o Ceará (0,5%), São Paulo (0,5%) e Rio Grande do Sul (0,0%).
As regiões que superaram a média nacional foram: Paraná (3,4), Pernambuco (2,9), Santa Catarina (2,8) e Região Nordeste (1,7). Na contramão, aparecem Amazonas (-1,1), Pará (-1,8), Bahia (-0,1), Espírito Santo (-1,8), Rio de Janeiro (-3,9), Mato Grosso (1,1) e Goiás (-3,2).
Comentários (0)
Comentários do Facebook