Procon apreende sabão em pó com suspeita de falsificação em cidades de MG

Falsificadores são alvo de operação do MPMG

Procon apreende sabão em pó com suspeita de falsificação em cidades de MG

Cento e duas caixas de sabão em pó supostamente falsificado foram apreendidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no último dia 22, em Patos de Minas, na Região do Alto Paraníba. O trabalho de apreensão foi executado pelo Procon-MG, em atuação conjunta com o Procon de Patos de Minas. O produto estava embalado em caixas estampadas com a marca OMO, da empresa Unilever, que estavam à venda no Hipermercado ABC.

As informações sobre a possível falsificação chegaram ao Procon-MG em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no dia 14 de janeiro, por meio de denúncia feita por uma consumidora.

A princípio o MPMG instaurou uma Notícia de Fato, no dia 22 de janeiro. Já no dia 24 o MPMG abriu uma Investigação Preliminar. Segundo o MPMG, o produto estaria sendo vendido em lojas da mesma rede em vários municípios mineiros. Há indícios de que foram encontradas caixas do sabão em Boa Esperança, Montes Claros e Itajubá.

Foram apreendidas caixas do sabão OMO Lavagem Perfeita do lote BPG011319G. Além deste, pairam suspeitas sobre os lotes BPF250917G e BBA080037G. As caixas do produto suspeito de falsificação, apreendidas cautelarmente por fiscais do Procons estadual e municipal, totalizam cerca de 1,7 tonelada.

De acordo com o MPMG, foram colhidas amostras para a análise da veracidade da denúncia até que se verifique a procedência da informação da falsificação.

Em nota à imprensa, a OMO afirmou que tem acompanhado de perto as investigações de todos os casos de falsificação dos quais é vítima, assim como seus consumidores, cooperando com as autoridades policiais sempre que solicitada. A empresa ainda publicou um guia que ajuda a identificar embalagens violadas.