UFV realiza Colação de Grau de profissionais de ciências Agrárias e de Exatas e Tecnológicas
Cerimônia foi realizada na sexta-feira
A conquista do diploma de graduação foi celebrada por 382 formandos dos cursos dos Centros de Ciências Agrárias (CCA) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), do campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na última sexta-feira (26). Os protagonistas da noite compartilharam o encerramento de suas trajetórias acadêmicas com familiares, amigos e servidores da Universidade, na Sessão Solene de Colação de Grau, realizada no Espaço Multiuso.
A gratidão pelo privilégio de “ter a oportunidade e o suporte necessário de uma rede de apoio para concluir o ensino superior em uma universidade pública” foi ressaltada por Luana Mara de Freitas Santos, formanda em Engenharia de Alimentos e oradora da turma. Em seu discurso, os graduandos foram convidados a recordar a infância, ao tão presente questionamento “o que quer ser quando crescer?” e a resposta a ele durante a escolha por um curso de graduação na UFV e todas as experiências vivenciadas a partir de então.
Foram evidenciadas também as ilustres Quatro Pilastras do campus universitário e suas quatro palavras expostas: estudar, saber, agir, vencer. Segundo Luana, “a ordem dessas palavras faz o mais perfeito sentido e não o faria se fosse de outro modo. Estudar para adquirir e aprimorar conhecimentos e, assim, saber o que deve ser feito para agir com coerência e integridade para vencer”. A oradora ainda agradeceu a todos que estiveram ao lado dos formandos nessa trajetória e especialmente à UFV, “por cada momento vivido detrás dos limites imaginários das Quatro Pilastras” e a Viçosa, “pelos momentos vividos das Quatro Pilastras em diante”.
Escolhido pelos formandos como paraninfo, o professor do Departamento de Medicina e Enfermagem e pró-reitor de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques, afirmou que ter recebido o convite foi o maior reconhecimento que alcançou em sua vida docente. Ele relembrou a história construída pelos formandos, com seus desafios e alegrias, tendo o foco em três reflexões: a saída de casa, a trajetória acadêmica na Universidade e a despedida. Diante de sua atuação na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, compartilhou momentos marcantes, como a de estudantes que chegam “com a mala de roupa, sem saber onde vão morar ou o que vão comer, mas com os olhos brilhando diante das oportunidades que a UFV proporciona”. Bruno também fez um agradecimento especial aos pais dos graduandos “por terem acreditado na força da educação e não medirem esforços para que seus filhos chegassem até aqui”. Agora, “bem formados partirão para construir um novo capítulo”.
A celebração da vitória de cada um dos formandos e de seus familiares foi enaltecida pelo reitor Demetrius David da Silva, que destacou: “vocês representam a sociedade, a razão de ser da UFV. É para vocês, por vocês, que aqui estamos ensinando, pesquisando, inovando, dialogando com comunidades e grupos sociais nos processos de extensão”. Ele recomendou que os formandos “levem consigo não apenas o conhecimento técnico adquirido, mas os valores que esta instituição busca cultivar” e que desenvolvam suas atividades profissionais com seriedade e competência, mas também com alegria e entusiasmo, pois assim será possível “manter a esperança e a energia necessárias para preservar e aperfeiçoar o ensino superior público e a nossa amada UFV”.
Homenagens
Dentre tantos momentos emocionantes da cerimônia um deles foi a entrega da placa de homenagem a todos os pais para Ricardo Soares de Freitas, acompanhado de sua filha Angélica Aparecida Soares Batalha de Freitas, representando Maria Cristina Soares Batalha, mãe falecida da formanda Ricarla de Cássia Batalha Freitas, do curso de Engenharia Florestal.
Quem também recebeu uma placa de homenageado geral da turma foi José Dias Lopes. Conhecido como "Juca", o motorista do "Capivarão", ônibus que transporta os alunos no interior do campus, foi muito aplaudido durante a entrega da homenagem.
Para alguns formandos a entrega do diploma teve ainda mais um motivo para ser celebrada, já que conquistaram as medalhas Presidente Bernardes de prata e de ouro pela excelência obtida durante seus cursos de graduação. Foram entregues 16 medalhas de prata e uma de ouro para Maynne de Sousa Moura, do curso de Arquitetura e Urbanismo, do CCE.
Fonte: UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook