Prefeito reúne secretariado para discutir metas para 2016
Metas trimestrais, transparência e condutas vedadas aos agentes públicos foram temas do encontro
O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, esteve reunido na manhã e na tarde de ontem, quinta-feira, 3, com todos os secretários municipais.
Nessa que foi a primeira reunião geral do secretariado, o prefeito anunciou que administração dará continuidade ao programa de metas trimestrais, lançado no ano passado para todas as secretarias. Nesse programa, a administração discute metas a serem executadas pelas secretarias a cada três meses e, ao final e cada período, é realizada uma reunião para cobrança de resultados.
O encontro ocorreu na sala de videoconferência da Universidade Aberta Integrada (UaiTec Viçosa).
No encontro, os secretários municipais de Educação, Saúde, Governo, Administração, Fazenda, Finanças, Desenvolvimento, Agropecuária, Cultura, Assistência Social e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), apresentaram o rendimento das metas estabelecidas para as secretarias e departamentos vinculados, durante o primeiro trimestre deste ano.
O secretário municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme, responsável pelo acompanhamento, planejamento e cumprimento das metas, disse o balanço anual mostrou que nos quatro trimestres de 2015, as secretarias alcançaram 68% de aproveitamento das metas estabelecidas.
"Considerando que esse foi o primeiro ano de aplicação desse modelo pioneiro e diferenciado de gestão, o resultado foi satisfatório", avaliou o secretário, destacando que o sistema de metas vem resultando em maior eficiência na gestão de recursos e de pessoal, “graças ao comprometimento dos servidores responsáveis pelas metas e a integração entre as secretarias”.
O prefeito Ângelo Chequer também avaliou positivamente o aproveitamento das metas e disse que a administração vem conquistando a confiança da população: "Estamos quebrando muitos paradigmas, com uma equipe afinada e que tem feito um trabalho diferenciado, com planejamento, transparência e responsabilidade".
As reuniões para definição das prioridades para elaboração das metas do próximo trimestre devem ser iniciadas já na próxima semana.
Na reunião, foi anunciado que já se encontra implantado na prefeitura o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), mecanismo regulamentado pela Controladoria Geral da União (CGU), que possibilita que qualquer cidadão solicite e receba informações públicas requeridas a órgãos e entidades. A controladora geral do município, Sônia Maria Mesquita, ressaltou que com a medida o município fica em dia com a Lei Federal nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).
O procurador geral do município, Marcelo Maranhão Simões, entregou aos secretários um manual elaborado pela Procuradoria, o qual esclarece as condutas vedadas aos agentes públicos nesse ano de eleições municipais. A Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas para a realização das eleições, e que, proíbe determinadas condutas dos agentes públicos num certo período anterior e posterior à data das eleições, a fim de evitar o uso indevido da estrutura pública em troca de benefícios políticos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook