Pomadas capilares fabricadas em Viçosa estão na lista das 934 liberadas pela Anvisa
O órgão divulgou uma lista de pomadas capilares autorizadas após proibição por problemas de saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista de 934 pomadas capilares autorizadas a retornar ao mercado, após a proibição temporária da venda de todas as 3.154 marcas (nacionais e importadas) no país devido a um aumento de relatos de problemas de saúde causados pelas pomadas.
As pomadas “Pra Ele” e “Encorpa”, da Haskell, e “Clorofix”, da Clorofitum, ambas fabricadas em Viçosa, estão na lista das que foram liberadas para a comercialização.
A decisão de proibição ocorreu em fevereiro deste ano, devido a eventos adversos graves notificados à agência, como irritação nos olhos e cegueira temporária. A investigação da Anvisa mostrou que a maioria dos produtos que causaram esses efeitos apresentava altas concentrações da substância Ceteareth-20.
A interdição continua para produtos que contêm essa substância em concentrações superiores a 20%. No entanto, a Anvisa permitiu o retorno ao mercado de parte dos produtos que possuem essa substância em concentrações abaixo desse limite.
Desde o início do ano, a Anvisa já cancelou a autorização de 635 produtos por motivos como uso de ingredientes não autorizados, ausência de declaração do responsável técnico da empresa e não apresentação de estudos e testes solicitados.
A agência reforça que a lista divulgada é restrita e que a interdição continua para produtos que não estejam autorizados. A Anvisa continuará monitorando todos os casos de efeitos adversos associados às pomadas capilares e agindo sobre aqueles que venham a ocasionar novos eventos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook