PMV e UFV unem esforços para melhorar a acessibilidade em Viçosa
Esse é o padrão de calçadas que o projeto visa estabelecer e, para isso, será necessária uma grande mobilização para orientação dos profissionais da construção civil
Um projeto conjunto entre a Prefeitura de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa busca promover a acessibilidade na cidade. Coordenado pela professora Maria Cláudia Sousa Alvarenga, do Departamento de Engenharia Civil da UFV, o projeto visa criar rotas acessíveis na cidade, levando em consideração as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A iniciativa conta com a participação do Geoplam (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa) e do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico da Secretaria Municipal de Fazenda.
O lançamento oficial do projeto ocorreu na manhã de segunda-feira, 12, no Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer. Durante o evento, foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas, destacando-se os problemas encontrados nas calçadas, como pisos mal conservados, degraus, postes em locais impróprios, rampas de garagens invadindo as faixas livres, além de lixeiras e árvores mal posicionadas.
De acordo com dados do IBGE, cerca de 23,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, e em Viçosa, esse percentual é de 23,7%, incluindo 5,4% de pessoas com deficiências graves. Isso corresponde a uma população de 17.091 pessoas com deficiência, 3.890 com deficiências graves e 8.168 idosos. Esses números evidenciam a dificuldade enfrentada por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao transitar pela cidade, prejudicando sua segurança e autonomia.
Esse é o padrão de calçadas que o projeto visa estabelecer e, para isso, será necessária uma grande mobilização para orientação dos profissionais da construção civil
O projeto, chamado MOVA - Movimento Viçosa Acessível, tem como objetivo capacitar profissionais da construção civil, fornecendo conhecimentos sobre diretrizes e práticas de acessibilidade na concepção e execução de projetos urbanísticos. Ele visa identificar locais com barreiras que dificultam ou impedem o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O MOVA vai contribuir para a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa. Além disso, o projeto enfatiza a importância do cumprimento da NBR 9050, norma reguladora que define diretrizes de acessibilidade para edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A professora Maria Cláudia destaca que a implementação efetiva do projeto contribuirá para melhorar a qualidade de vida de todos e garantir o cumprimento das legislações vigentes. Layra Santos, chefe do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico da PMV, ressalta que a prefeitura vem trabalhando há dois anos em ações para promover uma maior acessibilidade nas vias urbanas, e o projeto MOVA, em parceria com a UFV, complementa essa iniciativa, alinhando-se com as metas do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa.
Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria
Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco
Comentários (0)
Comentários do Facebook