Os 20 anos da FM Universitária

Rádio Universitária completa 20 anos com programação especial na Semana do Fazendeiro

Os 20 anos da FM Universitária

Para celebrar as duas décadas da Rádio Universitária 100,7 FM, a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi), em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), preparou uma programação diferenciada durante a 87ª Semana do Fazendeiro. O estande da Rádio ficará no mezanino do Multiuso, onde vai acontecer a Feira de Artesanato e a Praça de Alimentação. Além da transmissão da abertura do evento no domingo (17), que aconteceu as 17h, também serão feitas coberturas diárias de segunda a sexta-feira, com flashes ao vivo sobre os principais acontecimentos da Semana.
De acordo com o chefe da Divisão de Rádio e Televisão, Fernando Primo, a motivação principal foi a coincidência de data, há apenas um mês da comemoração de inauguração da Rádio Universitária, em agosto de 1996. "Hoje temos uma rádio reconhecida por seu diferencial: música de qualidade. Por ser um meio educativo e cultural, não estamos submetidos apenas a uma lógica de captação de recursos através de comerciais", conta. Fernando também enfatiza a presença da mídia radiofônica na rotina dos trabalhadores rurais.
A cobertura na Semana do Fazendeiro também tem um outro propósito, o de dar visibilidade à equipe técnica (locutores, produtores, técnicos de áudio e operadores da playlist), que normalmente não é apresentada aos ouvintes, já que se trata de um meio não visual. "Queremos que o público da Semana do Fazendeiro sinta de perto a rotina da Universitária FM, sua dinâmica e suas particularidades. Esperamos, também, valorizar o trabalho da nossa equipe, que diariamente produz conteúdo de excelente qualidade", argumenta Fernando.
Missão educativa e cultural desde 1996
A data oficial de inauguração da Rádio Universitária 100,7 FM é 29 de agosto de 1996, mas a primeira transmissão aconteceu um mês antes, em julho. A iniciativa de sua fundação partiu do então reitor Antônio Lima Bandeira. O professor Antônio Luís de Lima esteve à frente da coordenação dos trabalhos e a jornalista Lenir Vicente foi a primeira diretora da recém-criada Divisão de Rádio e Televisão. Os primeiros equipamentos eram da década de 80, tendo sido doados pela Rádio MEC, no Rio de Janeiro. Para Luciano Santana, que fazia parte da primeira equipe técnica e até hoje atua na 100,7, "havia um clima de motivação e descontração, apesar de todas as dificuldades encontradas, os trabalhos fluíram de forma inesperada".
O apresentador João Vicente Marques foi um dos colaboradores que ajudaram a montar o acervo musical da Rádio. Ele relembra os primeiros programas, como Cuidado com cavalos, Estúdio 100,Banana Acústica, Manhã Sertaneja e Cheiro de relva. "A Rádio Universitária atingiu uma maturidade musical, sempre apresentando músicas diferenciadas, com foco na MPB e valorização de artistas locais e regionais. Há 19 anos no ar, o programa Primeira Classe, apresentado pelo professor aposentado da UFV Ernesto Von Rückert, é um dos mais antigos da Universitária FM no ar atualmente. O programa semanal tem um público cativo e traz um repertório diversificado de canções eruditas. Ernest acredita que a rádio educativa possibilita educar a população para apreciar também outros tipos de conteúdos, que geralmente não têm espaço na mídia comercial, como a música clássica.
Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a 100,7 FM é um dos mecanismos para levar os conhecimentos da Universidade para além de suas fronteiras. "É um instrumento que transmite rapidamente informações à sociedade", destaca.