O que fazer caso apresente sintomas de Covid-19 ou tenha contato com pessoas contaminadas?
Prefeitura de Viçosa divulga orientações para população
Com o aumento do contágio do novo coronavírus em Viçosa nas últimas semanas, a Vigilância Epidemiológica reforçou os procedimentos a serem seguidos para as pessoas que venham a apresentar os sintomas e para aquelas que tiveram contato com outros que testaram positivo para COVID-19.
Conforme divulgado em nota, a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) destacou que a coleta de amostra e testagem para Covid-19 se enquadra aos casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG), óbitos, profissionais de saúde com sintomas, profissionais de segurança pública com sintomas, pacientes com morbidades e que apresentem sintomas, assim como os idosos com mais de 60 anos que também tenham apresentado algum dos sintomas da doença.
Abaixo, seguem as medidas a serem tomadas nesses casos:
Pessoas sintomáticas:
- Atendimento pelo Telessaúde Covid: diariamente, de 7h às 19h pelos telefones (31) 3612-8000, (31) 3612-5500, (31) 3612-5502 e (31) 3612-5507 para o encaminhamento para os hospitais ou Unidades Central Covid;
- Após o atendimento com a equipe médica, o paciente será encaminhado para a realização do teste rápido, o PCR;
- As unidades que atendem pacientes sintomáticos são: a UBS de Nova Viçosa, São José do Triunfo (Fundão); e, até o dia 31 de dezembro, a Unidade Central Covid instalada no Centro de Convivências da APAE, localizado na rua José dos Santos, n° 21, em frente ao Centro Educacional Dr. Januário.
Centro de Convivências da APAE funciona como Unidade Central Covid (Foto: PMV/Divulgação)
Pessoas assintomáticas:
- Será feito um rastreio epidemiológico e o paciente receberá a recomendação de isolamento domiciliar;
- Se comprovado o contato com algum caso positivo, o teste rápido será realizado após 14 dias;
- Caso o resultado do teste rápido seja IgM positivo, o paciente permanece na fase ativa da doença;
- Se o resultado for IgG negativo, o paciente poderá ser considerado curado pelo médico.
Como fazer denúncias?
Os setores Plantão Covid-19 e o Departamento de Fiscalização da Prefeitura desenvolvem trabalho integrado e recebem denúncias ligadas ao descumprimento de decretos municipais referentes às ações de combate ao coronavírus. O atendimento 24h é feito pelo plantão telefônico: (31) 3892-2009, e via Whatsapp: (31) 99819-4316.
Comentários (0)
Comentários do Facebook