O Contador de Histórias nas Quatro Pilastras
O CineCom exibe no dia 25 de outubro, a partir das 19 horas, o filme O Contador de Histórias. O longa, baseado numa história real, levanta importantes discussões sobre educação e foi escolhido como uma homenagem para o dia dos professores comemorado este mês.
O filme acompanha a vida de Roberto Carlos Ramos (interpretado ao longo do filme por três atores diferentes), que foi levado aos seis anos de idade pela mãe para a FEBEM, a fim de que tenha melhores condições de vida. Ali, ele passa a utilizar sua criatividade pródiga para burlar normas, conseguir mais comida e se impor sobre os garotos mais novos.
Quando chega à adolescência, contudo, é transferido para uma instituição com métodos mais rígidos. Para fugir dos castigos físicos do lugar, Roberto se vê quase sem esperança e passa a fugir sempre do local e se envolver com drogas, violência e outros delitos. Aos 13 anos de idade, ainda analfabeto, ele será rotulado como irrecuperável – até encontrar afeto. Sua vida começa a mudar, entretanto, quando Margherit Duvas (Maria de Medeiros), uma pedagoga francesa, se interessa pela sua vida e o oferece novas oportunidades.
Emocionante, o longa dirigido por Luiz Villaça, mostra a importância da alfabetização e como a educação pode transformar vidas: hoje, Roberto Carlos Ramos, formado em pedagogia, é considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo e adotou mais de 20 crianças da instituição por onde passou.
O Projeto Cinecom é uma realização do Museu da Comunicação, Departamento de Comunicação Social (DCM), e das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PEC) e Assuntos Comunitários (PCD).
Comentários (0)
Comentários do Facebook