Mortalidade materna, infantil e fetal é tema de debate em Viçosa

Assunto foi discutido por técnicos da área da saúde diante dos indicadores do município

Mortalidade materna, infantil e fetal é tema de debate em Viçosa

Na última segunda-feira (29), um grupo de técnicos e gestores ligados à área da saúde de Viçosa se reuniram para debater os indicadores do município em relação à mortalidade materna, infantil e fetal. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Conselho de Saúde.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a redução da mortalidade materna e infantil no Brasil ainda é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade como um todo. A estratégia fundamental para a prevenção desses óbitos é a criação e o fortalecimento de comitês de prevenção nos âmbitos nacional, regional, estadual, municipal e hospitalar. Esses comitês são regidos por portarias, resoluções e instrumentos de uso para realização das investigações.

A implantação desses comitês foi identificada como uma das ações estratégicas para a melhoria do sistema de registro de mortalidade e, consequentemente, para uma forma efetiva de divulgar as informações relativas a esses óbitos.

Os comitês congregam instituições governamentais e da sociedade civil organizada cuja área de atuação é a Saúde da Mulher e da Criança. Eles exercem um importante papel de controle social e seus objetivos são os de identificar a magnitude da mortalidade, suas causas, os fatores que a determinam, além de propor medidas que previnam a ocorrência de novas mortes.

Em Viçosa, no ano de 2003, foi criado o Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil (CMPOMFI), composto por integrantes da Epidemiologia, hospitais, Atenção Primária, e por representantes da sociedade e das instituições de ensino de Viçosa. Sua reativação aconteceu em 2022 com nova composição de representantes, retomando a discussão dos casos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações do comitê são importantes pois possibilitam aos profissionais de saúde e gestores a identificação de fragilidades, promovendo discussão, reavaliação e reorganização dos processos de trabalho.

Participaram da reunião a gerente Administrativa do Ceae, Melissa Maragon de Freitas; a vereadora, Jamille Mylena de Freitas Gomes; a coordenadora médica da maternidade do Hospital São Sebastião (HSS), Lorena Moraes Oliveira; a enfermeira da maternidade do HSS, Elisandra da Silva Marcelino; a coordenadora da UAES/UFV, Arieta de Jesus Felisberto; a coordenadora da Atenção Primária, Glaucia Cristina Machado; o chefe do Departamento de Regulação, Controle e Auditoria, José   Ailton da Rocha Filho; Rosalina Maria Coelho Ferreira (Referência Técnica do Óbito); a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marcela Quaresma Soares; a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Lilian Aparecida Gomes Souza; o coordenador da Vigilância Ambiental, Ronilson da Silva Vieira; e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elza Maria Vieira Demian.

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco