Mais de 2 mil estudantes realizam prova do Coluni neste domingo
Portões da Via Alternativa ficarão abertos pela manhã até o encerramento das provas
O exame de seleção para o Coluni/UFV (Colégio de Aplicação CAp-Coluni do campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa) será neste domingo (17), no horário das 08h às 13h. Será proibida a entrada de candidatos no local de prova após o fechamento dos portões.
Na data, os candidatos deverão comparecer ao local das provas com 30 minutos de antecedência do horário estabelecido e divulgado no endereço eletrônico https://www.pse.coluni.ufv.br, munidos do CDI (comprovante definitivo de inscrição), documento de identidade (com foto) e caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.
As vagas são para preenchimento exclusivo da 1ª série do ensino médio. Ou seja, para candidatos que tenham concluído o ensino fundamental - ou estejam cursando o nono ano do ensino fundamental. Desse modo, não é permitida a matrícula dos aprovados em quaisquer outras séries do Ensino Médio.
Não será permitido aos candidatos portarem, na sala de provas, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: wearabletech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drives, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, bem como chapéu, boné, viseira, óculos escuros, gorro ou similares, sob pena de eliminação.
Os candidatos de cabelos longos deverão mantê-los presos, deixando as orelhas à mostra ou permitir, quando solicitado, que os/as fiscais verifiquem a inexistência de pontos de escuta eletrônica nos seus ouvidos.
Será permitida a utilização de dispositivos de auxílio à audição pelos candidatos com problemas auditivos, que comprovaram a necessidade de seu uso por meio de laudo médico até 04 de outubro, final do prazo de inscrição.
Inscritos
O prazo de inscrição para o exame de seleção do CAp-Coluni para 2025 terminou no dia 4 de outubro. O colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai selecionar 150 estudantes para ingresso na primeira série do Ensino Médio.
Ao todo, 2.016 candidatos se inscreveram, uma redução de 7% em relação ao exame anterior, que contou com 2.172 inscritos. A quantidade de candidatos por vaga varia conforme o grupo de inscrição. Na inscrição, os candidatos puderam optar por vagas reservadas, caso tivessem estudado em escola pública, fossem negros, pertencessem a famílias de baixa renda ou possuíssem alguma deficiência. Nessas vagas, concorrem apenas com outros candidatos em condições semelhantes.
O grupo 8, de candidatos de escola pública, é o mais concorrido, com 24,64 candidatos por vaga (271 inscritos para 11 vagas). O grupo 9, de ampla concorrência, tem a segunda maior relação de candidatos por vaga (18,31) e o maior número total de inscritos (1.373). O grupo 4, de candidatos de escola pública e baixa renda, tem a terceira maior concorrência, com 150 candidatos disputando 10 vagas.
Este será o 28º exame de seleção do Coluni. O primeiro foi realizado em 1998, com 1.311 inscritos. A edição mais concorrida até hoje foi a de 2020, com 2.321 candidatos disputando vagas para ingresso em 2021.
Obra literária
Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, é a obra literária definida pelo Coluni/UFV (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa) para o seu Exame de Seleção em 2025. O autor trabalhou no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e, assim, conseguiu explorar suas experiências teóricas e práticas em relação à terra e aos conflitos históricos pela posse nas páginas da obra. O escritor leva o leitor a um mergulho nas profundezas de um Brasil pouco conhecido por muitos, principalmente os que vivem nas metrópoles. Um país que, mesmo depois de mais de um século da assinatura da Lei Áurea, não conseguiu se livrar totalmente do passado escravocrata.
Ao todo, 2.016 candidatos se inscreveram, uma redução de 7% em relação ao exame anterior, que contou com 2.172 inscritos
Comentários (0)
Comentários do Facebook