Lixo no cemitério Dom Viçoso no Finados
Quem esteve no cemitério Dom Viçoso no feriado do dia de Finados, 02, para prestar homenagens a entes queridos se deparou com muita sujeira. Entre as sepulturas, o lixo às vezes dificultava a passagem dos visitantes, principalmente próximo à entrada do cemitério, onde ele estava mais concentrado. Frequentadores afirmam que esta não é a primeira vez que isso acontece e reclamam da atual situação de abandono do Dom Viçoso, que, além do lixo, apresenta escadas e muros quebrados. “É uma falta de respeito às famílias”, contestou um deles. Fotos foram enviadas ao jornal para denunciar “a falta de respeito com as famílias e à memória dos mortos”.
Ouvido a respeito das denúncias, o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura, Marcos Arlindo Pereira, Marquinhos, disse que com apoio do Saae, foi feita uma limpeza geral e completa nos cemitérios no sábado e que, por isso, ficou estarrecido quando viu uma foto do lixo acumulado no Dom Viçoso. Segundo Marquinhos, ocorre que pessoas que foram visitar os túmulos de familiares começaram a deixar, já pela manhã, caixas e sacolas utilizadas para levar flores, velas e outros utensílios nos corredores do cemitério e, como “lixo atrai lixo”, o processo virou uma bola de neve que foi crescendo durante o dia e atraindo o descarte de outros materiais.
Marquinhos disse também que concorre para dificultar a limpeza dos cemitérios nessa época, as reformas de túmulos de última hora: “Muitas pessoas que moram fora fazem a reforma do tumulo de última hora e deixam o resto de material no local, o que atrai mais sujeira”, disse.
Para o próximo ano, Marquinhos disse que vai colocar caçambas de lixo na porta dos cemitérios e solicitar aos visitantes que utilizem essas caçambas para evitar o acúmulo de lixo e entulho no local no decorrer da visitação.
Comentários (0)
Comentários do Facebook