Lideranças de Viçosa reivindicam superintendência de ensino

Em audiência da ALMG, profissionais da educação e autoridades reforçaram antiga demanda a representante do Executivo

Lideranças de Viçosa reivindicam superintendência de ensino

Secretários municipais, diretores e outros profissionais da educação, além de lideranças de Viçosa (Zona da Mata) e região reivindicaram a instalação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) no município. Eles participaram, nesta sexta-feira (15/4/16), de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que discutiu o tema. Realizada na Câmara Municipal de Viçosa, a reunião atendeu a requerimento do deputado Paulo Lamac (Rede), presidente da comissão.
O deputado lembrou que existiu a previsão legal para criação da SRE de Viçosa – a superintendência foi criada por meio de Lei Delegada 122, de 2007, revogada pela Lei Delegada 180, de 2011, genérica, sem citar a cidade. “Não resta dúvida da relevância e da necessidade de implantação dessa superintendência. O que temos que discutir agora é a sua viabilidade, o prazo necessário para implementá-la. E este é um desafio para nós e o Governo do Estado”, destacou.
Paulo Lamac avaliou ainda que, apesar de a lei que criou a SRE de Viçosa não ter sido aprovada na gestão de Fernando Pimentel, esse é um compromisso de Estado, e não de um governo. Ele afirmou perceber na atual gestão um compromisso com a verdade e a transparência que pode facilitar as negociações. “O que precisamos hoje é ter clareza sobre o que os gestores do Governo têm em mente, para pensarmos no que poderá ser feito nesse sentido”, disse.