Impacto no Triângulo Mineiro

Impacto no Triângulo Mineiro

Em turnê com o espetáculo Três Gritos, o Grupo Impacto esteve nas cidades de Uberaba e Uberlândia levando a arte viçosense para mais cidades de Minas Gerais.
Em Uberlândia, as apresentações fizeram parte do Encontro Petrobras Arte para a Vida que reuniu os grupos de teatro locais: Grupontapé e Trupe de Truões e o grupo de dança Impacto. O evento discutiu a relevância e o papel transformador da arte na vida de quem a pratica .
A atriz do Grupontapé que foi também uma das organizadoras do Encontro junto com Impacto, destacou que a oportunidade de compartilhar histórias e, principalmente, transformações de realidades por meio da arte, foi a grande conquista do evento. “Esse Encontro nos trouxe um desejo de ir além e continuar fazendo arte, porque percebemos fortemente na fala dos componentes do Grupo Impacto que realmente a arte pode ser algo em que as pessoas podem se agarrar para ter uma vida digna”, comentou.
Representante e diretor da Trupe de Truões, Ricardo Augusto também relatou a importância do momento para todos que participaram e enfatizou a força do trabalho do Grupo Impacto enquanto projeto difusor de cultura em Viçosa e no espetáculo Três Gritos. “Eu reconheci pares, e percebi que são vencedores, no sentido de alguém que venceu uma batalha, conquistou seus sonhos, conseguiu mudar a sua própria realidade e a realidade daqueles que estão próximos”.
Ainda sobre o espetáculo Três Gritos, visto por grande número de pessoas nas duas apresentações feitas em espaços abertos e públicos da cidade, o professor do curso de graduação em dança da Universidade Federal de Uberlândia, Alexandre Molina e conhecedor do trabalho de Mário Nascimento, se atentou para a mistura orgânica entre a dança contemporânea proposta por Mário e as danças urbanas trazidas pelos bailarinos, que há no espetáculo.
O uberlandense Marco Aurélio Teixeira assistiu a Três Gritos e entusiasmado parabenizou o Grupo e as diretoras pelo trabalho apresentado. “É um grupo maravilhoso, consistente, que faz um trabalho muito forte e maduro. Os bailarinos são incríveis, são lindos, fortes e precisos e dominam muito bem a técnica do contemporâneo e da dança urbana”.
Leonardo Pereira é membro da Comunicação da Petrobras em Minas Gerais e acompanhou todo o Encontro Arte para Vida. Ele disse ter sido surpreendido pela força e qualidade do trabalho apresentado pelo Grupo Impacto “aqui tive a dimensão da música, do espaço e dos movimentos. Fiquei muito surpreso e satisfeito. O Grupo superou as expectativas e eu fiquei encantado”.
A próxima cidade que irá receber o Impacto será Ouro Preto e depois o grupo segue para região Central do estado e a capital BH.
O projeto do Grupo Impacto de Dança é apresentado pela Petrobras, com patrocínio contemplado pela Seleção Pública Petrobras Cultural Minas, e realizado com benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é do Núcleo de Produções Culturais, Instituto ASAS e Núcleo de Arte e Dança.