Jornada Pedagógica 2023 marca início do semestre letivo em Viçosa
Evento reuniu profissionais da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Viçosa promoveu entre os dias 1 e 3 de fevereiro a Jornada Pedagógica de 2023. O evento, que reuniu os profissionais da Rede Municipal de Ensino, teve palestras e minicursos voltados à capacitação dos docentes. O intuito foi preparar as propostas pedagógicas visando melhorar a oferta do ensino no município.
Além da solenidade de abertura, o primeiro dia do encontro contou com a palestra “Contribuições da Neurociência para o cenário Educacional”, com a participação de Maria Alice Lopes Coelho Bressan, do Grupo Gene da UFV; Carla Beatriz, diretora da Escola Municipal Edmundo Lins; Francisco Rosa, professor de Artes da Rede Municipal, e Lívia Ferreira Santana, coordenadora do Setor de Inclusão da Secretaria de Educação.
Na quinta-feira, 2, na parte da manhã, foi realizada a palestra interativa “Educação Participativa”, ministrada pela professora do curso de Educação Física da FUPAC/Ponte Nova, Marília Marota de Souza.
A palestra “Protagonizando as cenas do saber-viver: Educação, família e Juventude", aconteceu no Salão Nobre Professor Arduíno Bolívar, com a participação do professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alan Freitas. No mesmo horário, foi ministrada a Oficina de Línguas, com a presença da presidente e membro da Academia de Letras de Viçosa (ALV), Rozimar Gomes.
O professor Francisco Rosa também ministrou a palestra “Trabalho de Formiguinhas”, direcionada aos professores de Artes do 6º ao 9º ano. A última exposição do dia foi conduzida pela professora associada da UFV vinculada ao Departamento de Educação, Esther Giacomini, voltada aos assistentes Administrativos e auxiliares de serviços escolares.
O último dia do evento contou com a palestra “Criança Natureza: a importância de verdejar as escolas e promover a agroecologia”, que foi ministrada pela professora associada da UFV, vinculada ao Departamento de Educação, Maria do Carmo Couto Teixeira. No mesmo horário, no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fonte (CMEDJAF), aconteceu a oficina de aprendizagem do SisLAME, ministrada pela professora e supervisora da rede municipal, Mariana de Sousa Faria.
O SisLAME é um Sistema de Gestão utilizado para otimizar o trabalho administrativo das escolas, gerando informações atualizadas que proporcionam maior dinamismo e precisão na coleta dos dados da Rede Municipal.
A oficina “Matemática Sem Medo”, foi conduzida pelos professores Maurílio Gomes e Kellton Oliveira Sabino, direcionada aos professores de matemática (4° e 5° Anos Iniciais e 6° ao 9° Anos Finais).
Fechando o evento, aconteceu a oficina "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o letramento corporal na construção de um programa de Educação Física escolar", ministrada pelos professores João Paulo, Waldette de Oliveira Filho e Herbert Paixão.
Comentários (0)
Comentários do Facebook