Inaugurada a tão esperada Escola da Barrinha

Inaugurada a tão esperada Escola da Barrinha

Em solenidade prestigiada pela presença de moradores, comunidade escolar e autoridades, foi inaugurada na tarde no último sábado, 19 de setembro, a Escola Municipal “Doutor Juscelino Kubitschek”, do bairro Barrinha.
O prefeito Ângelo Chequer e esposa e filhos de seu antecessor, Celito Francisco Sari, Suely Santos Carvalho Sari, Celito Junior e Giovanna fizeram o corte da fita simbólica e, em seguida, o descerramento da placa inaugural, acompanhados no ato pela presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Marilange Santana Pinto Coelho, e pela secretária de Educação do Município, Melide Paoli Lopes Moreira. Logo após, o padre Walter Jorge Pinto deu as bênçãos ao novo prédio escolar.
A obra foi construída com recursos próprios do município.
A professora Ana Maria Ladeira Barbosa, coordenadora da escola, foi a primeira a discursar na mesa solene da inauguração, quando agradeceu todas as pessoas que vêm lutando desde 1986 para que a nova sede da escola fosse construída. Em seu discurso, ela destacou o momento histórico da inauguração: “Neste sábado dia 19 de setembro de 2015 o nosso sonho se concretizou e a escola foi inaugurada em grande estilo. Lembrou de pessoas que batalharam para a concretização do sonho, a exemplo de Maria José Mollica Vidigal, já falecida, que foi um marco na história da Igreja São Judas Tadeu e da escola; o ex-prefeito Celito Sari, que iniciou a obra e quase finalizou; ex-alunos, alguns já falecidos e agradeceu a essas e ouras pessoas e funcionários que lutaram para que a obra fosse realizada. E, finalizando o seu discurso, frisou: “Hoje o prefeito Ângelo Chequer entra para uma história por ter sido escolhido por Deus para inaugurar a E.M. Dr. Juscelino Kubitschek. Acredito que nada acontece por acaso e que tudo tem um “porquê”, aqui na terra.
Também discursaram a presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira, a Secretária de Educação Melide Paoli Lopes Moreira e os deputados Rodrigo de Castro (Federal) e Roberto Andrade (Estadual). E, por último, o prefeito Ângelo Chequer, que falou da sua satisfação por inaugurar uma obra de tão importante significado. E aproveitou para elogiar a atuação do deputado Rodrigo de Castro, e o pai do deputado, Danilo de Castro, em inúmeras obras no Município, a partir do Governo do Estado. E encerrou agradecendo a presença e parabenizando a comunidade local pela obra inaugurada.

Homenagem a Celito Sari
O ex-prefeito Celito Francisco Sari, falecido em 30 de setembro do ano passado e que deixou a obra da escola em fase de conclusão, foi homenageado pela Prefeitura e lembrado durante o pronunciamento das autoridades presentes. Sua esposa, Suely Carvalho Santos Sari, que compareceu acompanha da dos filhos Celito Junior e Giovanna, se emocionou e comoveu os presentes ao lembrar que “estou aqui, representando o prefeito, o pai, o esposo e o amigo, Celito Francisco Sari. Era nossa vontade que aqui estivesse o próprio Celito, mas a vontade de Deus cumpriu-se primeiro. Tenho certeza e posso até sentir que ele, de algum lugar contempla a sua obra. E como a gratidão foi sempre a maior virtude de sua vida, com certeza Celito está grato a todos aqueles que não o esqueceram no momento da concretização de um de seus maiores sonhos”.
Mais homenagens
A solenidade foi encerrada com homenagens a diversas pessoas que contribuíram para a concretização da escola, desde a sua criação.
Receberam placas, Sebastião Rodrigues Filho (Tatão do Arrudas), pela doação do terreno onde foi edificada a primeira sede da escola, na comunidade rural de Arrudas; o Padre Walter, em nome da Igreja São Judas Tadeu, que sediou a escola na Barrinha; o ex-prefeito Celito Sari (in memorian), pela compra do terreno complementar e construção da nova sede; Maria José Mollica Vidigal (in memoriam), importante personagem na criação e edificação aquisição da sede da Igreja São Judas Tadeu; e as diretoras da escola desde a sua criação, Marisa Maria Rodrigues Floresta, Denise Amaral Ferreira Barbosa e Ana Maria Ladeira Barbosa. A primeira professora de toda a história da escola, Maria Nazareth Fialho Rodrigues, foi agraciada com a “Medalha Tiradentes”.
Presentes, também, na mesa que presidiu a solenidade, o representante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar, tenente Eliel Eloi; Marcos Mollica Vidigal (representando a família de Maria José) e Maria Braz Moreira da Silva (presidente da Associação dos Moradores da Barrinha).
A Escola Municipal “Doutor Juscelino Kubitschek”, funcionou desde 1986 em salas adaptadas e cedidas pela igreja São Judas Tadeu, nos fundos do templo.