II Feira Agroecológica e Cultural promove interação na Violeira

II Feira Agroecológica e Cultural promove interação na Violeira

No próximo domingo, 27, acontece, de 9h as 13 horas, no pátio da Comunidade Presbiteriana de Viçosa, a segunda edição da Feira Agroecológica e Cultural da Violeira, esperando repetir o resultado da “I Feira”, realizada em 30 de agosto, que segundo a coordenadora do Projeto Conviver (CTA), Márcia Kasai, superou todas as expectativas dos organizadores.
A feira reúne produtores e agricultores familiares da Violeira, Estação Velha, Zig Zag e Buieié, trazendo para os consumidores diversas verduras, hortaliças, pães, quitandas, doces e artesanatos. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Participação, integração e empoderamento comunitário: alternativas de desenvolvimento local para o bairro Violeira, Viçosa (MG)”, coordenado pela professora do Departamento de Economia Doméstica (UFV), Ana Lídia Galvão. E também conta com a parceria da CPV (Comunidade Presbiteriana de Viçosa), CTA (Centro de Tecnologias Alternativas) e com o apoio da Prefeitura Municipal, principalmente, através do Departamento de Turismo de Viçosa.
Ana Lídia Galvão explicou que a ideia surgiu a partir de uma demanda da comunidade e que a proposta do seu projeto é trabalhar o desenvolvimento como um todo, não apenas o crescimento, mas também a socialização. “A feira era uma das atividades sonhadas do projeto e nós fizemos primeiro um diagnóstico no território da Violeira, e foi feita essa devolução do questionário para a comunidade. A ideia da feira é facilitar para que os produtores da região tenham um local para escoar a produção. E, para quem mora aqui facilita também não ter que atravessar a cidade para comprar”, disse ela. Ana Lídia também destacou o sucesso do primeiro evento, quando muitos moradores da comunidade colaboraram com a construção e tornaram a manhã de domingo um momento não só de compras, mas de interação social. “Teve de tudo. Muitas pessoas ajudaram na montagem das barracas; teve a participação de muitos produtores, com vários tipos de produtos in natura, processados e artesanatos; teve apresentação cultural da dupla Janaína e Daniel; a presença grande da comunidade local, dos moradores para adquirirem esses produtos e quase tudo foi vendido. Muita coisa acabou rapidinho”, afirmou.
Outra novidade da Feira Agroecológica e Cultural é que, em breve, ela deve integrar o Circuito Turístico da Violeira.