UMA SAUDADE QUE TEM NOME: CELITO

UMA SAUDADE QUE TEM NOME: CELITO

Suely, Giovanna, Celito Júnior, Diana, Victor e Renata
O dia 30 de setembro do ano passado era para ser um dia de festa. Na data, Viçosa completava 143 anos de emancipação político-administrativa. Era. E estava tudo preparado para uma grande solenidade para marcar tão importante ocasião. Porém, o acaso modificou a festa, a alegria e a vida de várias pessoas. O Prefeito Celito Francisco Sari, que amava esta terra e a ela dedicou a profissão e a vida, nos deixou, de forma inesperada, nos primeiros momentos daquele dia.
Ficamos órfãos, nós, a família, e milhares de pessoas menos favorecidas que eram atendidas com especial carinho pelo zeloso e dedicado profissional. Celito atendia com os conhecimentos da Medicina e a ternura do coração. Falar dele como Médico é muito difícil porque as razões são múltiplas. Como esposo e pai, é uma missão impossível, já que, como já foi dito, “o essencial é invisível aos olhos” e poucos entendem a comunicação da alma.
Como Prefeito da cidade, fez o que pode e planejou muito mais. Quando estava prestes a completar a sua obra, Deus o levou. E a vontade de Deus é sempre soberana. Não existe maneira de exprimir a dor de perder tão querido companheiro. Fica aquela saudade silenciosa e a lembrança viva de sua bondade. Aqui na terra, continuamos a nossa missão e pedimos aos céus muita luz para iluminar o caminho na escuridão que ficou em nossa vida.
Hoje, agradecemos aos viçosenses pela força que nos deram para superar a perda. Sobre a sua vida, o seu amor por Viçosa, preferimos mostrar com as suas próprias palavras, em sua mensagem de Natal e Ano Novo aos viçosenses, nativos ou adotados, como ele, em dezembro de 2012:

 Natal de 2012
“Senhoras, senhores, jovens, família viçosense.
Eu sempre fui uma pessoa que sonha com as mãos. Na minha infância, lá na pequena Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, enquanto ajudava meus pais, pequenos produtores rurais, nas tarefas do dia a dia, eu contava as horas para seguir até a escola que me daria as primeiras ferramentas para eu cavar o futuro.
Alguns anos depois, o então jovem soturnense deixa a cidade natal em busca de novos horizontes e se aporta em terras fluminenses, onde, também com sacrifício, mas munido de muita vontade, conquista com orgulho e rara satisfação o seu diploma de medicina, A partir daí, o exercício da profissão passou a ser um sacerdócio.
Durante todo o percurso até a conclusão da faculdade um princípio norteou a minha caminhada: a dignidade e a honra que representa a instituição família. Com meus pais, aprendi que o caráter é a marca que distingue o homem de bem. Depois, como profissional, constitui a continuação da família e mantenho os princípios da minha criação.
Gosto de falar de gratidão, ou melhor, gosto de sentir a gratidão. Ela faz bem para a alma e é sinônimo de nosso reconhecimento. A minha primeira citação deste sentimento que enobrece a alma não poderia deixar de ter um toque fraternal: o meu irmão Zilmar Sari. Foi ele que me ensinou o caminho de Viçosa. Com ele, aprendi a amar essa terra essa que me acolheu com tanto amor. Foi um encontro recíproco. Viçosa adotou-me e eu adotei Viçosa. A partir do doutor Zilmar, a minha gratidão também se estendeu pelos quatro cantos desse rincão querido.
Aqui, doei minhas mãos a Deus e ele as acolheu para continuar semeando sonhos reais. São centenas de viçosenses que ajudei chegar ao mundo. Hoje, muitas vezes me surpreendo quando alguém se aproxima e me refresca a memória com doces palavras sobre o momento único de nascimento de seus filhos e, até, de seus netos. Isso me faz mais viçosense e aumenta o meu amor por Viçosa.
Realizado na profissão, senti o dever de retribuir tudo o que aqui recebi com um trabalho sério e eficaz. Há exatamente dois anos e meio assumi a administração municipal com esse compromisso. Como todo início de trabalho, tive algumas dificuldades no momento de arranjar a casa, ou melhor, a Prefeitura. Mas em pouco tempo as coisas entraram no eixo e conseguimos desempenhar com expressivo sucesso as nossas funções.
Quando assumi a Prefeitura, cheguei com o firme propósito de não deixar obras paradas no tempo só porque foi outro prefeito quem as começou. Uma das primeiras atividades da nossa administração foi a de complementar as Obras do Centro Educacional do Colégio de Viçosa, que leva o nome do ilustre advogado e professor “Doutor Januário de Andrade”. As obras estavam paradas há mais de seis anos e, hoje, o educandário cumpre o seu propósito de formar cidadãos.
Aliás, sobre escolas públicas, sabemos de seu real valor, já que por vários anos frequentei uma delas e falo, com autoridade, que foi lá que garimpei as primeiras pedras preciosas da minha formação. Construímos reformamos e ampliamos várias, neste pouco tempo de administração.
Outra obra a que demos continuidade foi a do primeiro conjunto de Casas Populares, ali na comunidade de Recreio, entre o Bairro Santa Clara e a Estrada dos Araújos. Além de concluir aquela unidade, já inauguramos mais duas e já demos início à construção de outro conjunto. Tudo com infraestrutura, como luz, água, rede de esgoto e pluvial e calçamento.
O objetivo é claro. Com sua casinha ou apartamento próprios, o cidadão ganha dignidade. Sem preocupação com o aluguel, o chefe ou a chefe de família pode trabalhar com mais tranquilidade. No mais, é na casa que formamos a nossa família e educamos os nossos filhos. Por isso ela é um lugar sagrado que deve ser visto pelo administrador com muito carinho, respeito e responsabilidade. É assim que trabalhamos.
No mais, asfaltamos, calçamos e melhoramos várias avenidas, ruas e estradas de bairros, distritos e comunidades rurais; construímos redes pluviais, meio-fios, muros de arrimos e pontes; Implantamos a sinalização de semáforos e melhoramos as demais sinalizações de trânsito.
Em outras áreas, dinamizamos o atendimento da Saúde e da Assistência Social; formamos parcerias com entidades estatais e particulares em busca de empreendimentos na cidade para aumentar a geração de emprego e renda; promovemos eventos artísticos, culturais e esportivos, que deram mais oportunidades de lazer e alegria para todas as idades. Tudo em prol do bem estar de todos os cidadãos e demais pessoas que aqui vivem.
A continuidade do nosso trabalho foi o resultado do seu voto que nos elegeu. Voto de quem tem consciência de que o desenvolvimento de nossa cidade não é de interesse de uma pessoa. É para o benefício de todos. Vamos retribuir com a construção de uma Viçosa cada vez melhor para o nosso tempo e para as gerações futuras.
Sem mais delongas, expresso meu sincero e profundo agradecimento por ver reconhecido o meu empenho em transformar o nosso município num lugar cada vez mais digno e humano de se viver. Agora, é momento de arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa para realizarmos muitas e importantes obras que contribuirão mais ainda para o desenvolvimento dessa terra e, em todas essas obras, cada cidadão que nos acolheu será parceiro.
Peço a Deus que abençoe as pessoas de cada lar viçosense e desejo, de coração, prósperos e felizes anos vindouros para todos nós”.

Convite para a missa de 1 ano
A família de Celito Francisco Sari convida os amigos e toda a comunidade viçosense para a missa em intenção de sua alma, no próximo dia 30 de setembro, às 15h, no Santuário de Santa Rita de Cássia.
Antecipamos agradecimentos