Fundação Clóvis Salgado
Divulga edital de ocupação das Galerias e Centro de Arte Contemporânea
Em sua sétima edição, o Edital de Ocupação das Galerias de Arte e o Centro de Arte Contemporânea visa estimular a nova produção nas artes visuais em âmbito nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 04 de fevereiro deste ano. Serão selecionadas trabalhos que serão expostos entre os meses abril e maio de 2015. A ficha de inscrição e orientações sobre a documentação exigida estão disponíveis no sitewww.fcs.mg.gov.br.
Os artistas selecionados terão acompanhamento e produção na montagem e divulgação da exposição oferecidos pela Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá o transporte e a embalagem das obras, além do seguro dos trabalhos a serem expostos, caso seja necessário. Será disponibilizado um pró-labore de R$5.500,00 para auxiliar na viabilização do projeto artístico, para cada exposição coletiva, e de R$4.000,00 para as individuais. Os contemplados também irão dispor de segurança nas galerias, do registro da mostra, por meio da edição de um catálogo, e uma sessão de bate-papo com o público.
Em média, quatro propostas são selecionadas. Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil e do exterior, neste caso com visto de permanência definitivo no país. Já fizeram exposição por meio do projeto artistas como Andrea Lanna, Sylvia Amélia, Aretuza Moura, Fernanda Goulart, Inês Linke, Rodrigo Zeferino, Adriano Gomide, Mônica Sartori, Pedro David, Daniel Senise, Laerte Ramos, Marco Paulo Rolla, Raquel Schembri, Dimas Guedes e o Coletivo Piolho Nababo.
O edital faz parte da política do Governo de Minas voltada para as artes visuais. Para a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, a iniciativa reafirma as ações da Instituição voltadas para o fomento à criação, à experimentação, à formação, à produção, ao incentivo a novos talentos e ao intercâmbio entre artistas.
A composição da Comissão de Seleção do edital conta com a participação de profissionais convidados, com notória especialização na área de Artes Visuais. A comissão realizará a avaliação dos portfólios inscritos e a seleção dos projetos, conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido, estabelecidos no edital.
O candidato deverá enviar a ficha de inscrição preenchida e assinada juntamente com o portfólio impresso e digital pelos correios, ou entregar, pessoalmente ou por meio de um representante legal, na Gerência de Artes Visuais, no Palácio das Artes, com todos os documentos em envelope aberto. Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelos telefones (31) 3236-7363/7364. Informações para a imprensa pelo telefone (31) 3236-7378.
Comentários (0)
Comentários do Facebook