Faltam médicos: HSS enfrenta desafios para garantir plantões pediátricos
O hospital tem buscado atrair médicos de outras cidades para suprir a demanda
O HSS (Hospital São Sebastião), classificado como Hospital Nível II e referência em atendimento materno-infantil na região, enfrenta dificuldades para compor os quatro plantões pediátricos necessários em suas instalações. De acordo com a diretoria da instituição, a escassez de médicos especializados tem sido um obstáculo para garantir uma equipe completa na área.
Seguindo as diretrizes estabelecidas pela Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas, o HSS é obrigado a manter uma equipe médica de três médicos no Pronto Atendimento, sendo um clínico geral, um pediatra e um ortopedista. No entanto, devido à alta demanda da emergência do hospital, a administração optou por ter dois médicos da Clínica Médica no período diurno, mesmo que isso não seja exigido legalmente.
Mesmo assim, reclamações sobre demora no atendimento são constantes. Na Câmara Municipal, o assunto é recorrente e os vereadores já aprovaram o total de cinco representações ao MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) com essa temática.
A diretoria do HSS destacou ao Folha da Mata que promoveu algumas melhorias no Pronto Atendimento. Segundo a entidade, desde o dia 1º de maio de 2023, um médico ortopedista passou a ser plantonista 24 horas por dia, todos os dias da semana, na emergência. A diretoria confirmou que, desde maio de 2022, o hospital tem enfrentado dificuldades para compor a escala dos plantões pediátricos na urgência/emergência, especialmente aos finais de semana, quando a demanda é maior.
O HSS explicou ainda que é responsável por manter quatro plantões pediátricos em setores específicos: UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Sala de Parto e Emergência. Atualmente, a instituição conta apenas com 21 médicos pediatras em seu corpo clínico, o que torna desafiadora a tarefa de compor as escalas de plantão necessárias.
Diante dessa situação, o hospital tem buscado atrair médicos de outras cidades para suprir a demanda. No entanto, a escassez de profissionais especializados nessa área não é um problema exclusivo de Viçosa, mas sim uma realidade em todo o país.
Na reunião da Câmara do último dia 4, o vereador Marcos Fialho contou que ele e outros colegas foram chamados para participar de uma mobilização em busca de profissionais de pediatria em outras cidades. “Precisamos reconhecer o esforço do hospital, porque há essa deficiência de médicos em nossa região”, ressaltou Fialho. A direção do hospital confirmou ao Folha da Mata que está em processo de negociação com três médicos pediatras.
Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria
Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco
Comentários (0)
Comentários do Facebook