Eleições 2012: Amanhã, julgamento de recurso no TRE
O julgamento do recurso interposto por Celito Francisco Sari (PR) e Ângelo Chequer (PSDB), respectivamente prefeito e vice-prefeito eleitos nas últimas eleições, contra a cassação de seus mandatos, está marcado para a sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), agendado para amanhã, 28, terça-feira, às 16 horas.
A cassação de ambos foi decidida em Viçosa, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), no dia 20 de fevereiro, pela Juíza Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço. Ela acatou pedidos do PMDB, PSDC e PDT que, no pleito apoiaram a candidata Cristina Fontes (PMDB). Para a magistrada, os fatos apontados pela oposição "foram graves e foram aptos a influir na vontade de número significativo de eleitores". No seu ver "a pequena diferença de votos entre os primeiros candidatos (1.479), constituiu, inclusive, indicativo da repercussão de tais condutas", julgando pela "procedência do pedido com a declaração da nulidade dos votos atribuídos aos candidatos Celito e Ângelo Chequer, com a consequente cassação de seus diplomas"
Na mesma sentença, que determinou a diplomação dos segundos colocados, a juíza considerou que, não havendo provas da participação direta ou indireta de Ângelo nos fatos abusivos, não era justa a a decretação de sua inelegibilidade, que constituiu sanção de natureza pessoal.
O Tribunal já está informado do falecimento de Celito, tendo o Procurador Eleitoral aconselhado a extinção do processo na parte que a ela se refere, sem resolução do mérito.
Confirmadas a cassação de Ângelo, Cristina Fontes, como segunda colocada, assumirá a Prefeitura.
Na mesma sessão, haverá o julgamento de recurso interposto pelos autores do pedido de cassação, condenados em 1ª instância como litigantes de má-fé em relação a Bento Eustáquio de Abreu Chiapeta.
Na foto, o atual prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, e Cristina Fontes
Comentários (0)
Comentários do Facebook