Delegacia de Polícia de Viçosa está subordinada a Ponte Nova

Delegacia de Polícia de Viçosa está subordinada a Ponte Nova

O atendimento à solicitação de várias autoridades viçosenses de elevar a Delegacia de Polícia de Viçosa à categoria de Delegacia Regional está cada vez mais distante.
Ao contrário do que foi anunciado por autoridades viçosenses e lideranças políticas ligadas à cidade, durante praticamente todo o ano de 2015, ao invés de receber mais quatro delegados e ter sua Delegacia de Polícia Civil elevada à categoria de Delegacia Regional, Viçosa teve reduzido seu quadro de funcionários e perdeu o único perito criminal que trabalhava no Posto de Perícias Integradas (PPI). PPI que corre o risco de ser fechado depois de inaugurado antecipadamente, no dia 18 de dezembro de 2014. Na verdade, esse posto nunca chegou a funcionar adequadamente, por falta de designação de pessoal. Para que funcionasse plenamente, o posto deveria contar com três médicos e cinco peritos, mas tem em seus quadros apenas dois médicos.
Todas estas notícias estão em desencontro com a necessidade e urgência do aumento do efetivo da Polícia Civil e também da Polícia Militar. Nos últimos meses, o grande número de casos de assaltos a estabelecimentos comerciais e transeuntes, vem preocupando a população. Este ano já contabilizamos onze homicídios, sem contar com o de Wesley do Carmo, 21, encontrado morto no dia 5 de janeiro de 2016, na estrada que liga Coimbra à Ervália e que, segundo a polícia, foi assassinado em Viçosa e deixado naquele local.
Na semana passada, a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais definiu a transferência de subordinação da Delegacia de Polícia Civil de Viçosa, da Delegacia Regional de Ubá, para a de Ponte Nova. É o que consta em comunicado recebido pelo comando da Polícia Militar de Viçosa e que já está sendo comentado nos corredores da Delegacia local.
Segundo informações repassadas ao Folha da Mata por autoridades ligadas à segurança pública em Viçosa, o comando da 10ª Cia Independente de Polícia Militar de Viçosa foi orientado a enviar à Delegacia de Ponte Nova, a partir da quinta-feira passada, 19, todos os registros de ocorrências de crimes que acontecessem fora do horário de expediente da Delegacia de Polícia de Viçosa, ou seja, os que ocorressem após às 18 horas e antes das 7 horas da manhã dos dias de semana e os que ocorrem durante os feriados e finais de semana. Isso ainda não ocorreu por problemas burocráticos, já que a Delegacia Regional de Ponte ainda não está preparada para receber o volume adicional de serviço, como informou o delegado regional de Ponte Nova, José Marcelo de Paula Loureiro. José Marcelo pediu poucos dias para que a transferência aconteça na prática.
Procurado pela reportagem do Folha da Mata, o comandante da PM/Viçosa, tenente coronel Wallace Brandão Vidal, disse que a mudança, por enquanto, não trará modificações na estrutura do quartel de Viçosa, que continua subordinado à 4ª Região Militar de Juiz de Fora, diferentemente da Delegacia de Polícia de Viçosa, que passará a responder a Ponte Nova e, consequentemente, a Ipatinga.
O comandante informou ainda que a mudança deverá trazer economia nos deslocamentos das viaturas, já que das 10 cidades que compõem a 10ª Cia Independente, seis delas se encontram mais próximas à Delegacia de Ponte Nova, entre elas, as que geram maior número de registros de ocorrência (Viçosa, Teixeiras e São Miguel do Anta). Com relação à distância, Viçosa passará a responder a Ipatinga, bem mais distante do que Juiz de Fora, delegacia a qual respondia.
O que se espera da mudança é o enviou de mais agentes de segurança e recursos materiais para a Delegacia de Viçosa. Outra situação que ainda não foi esclarecida é a do Posto de Perícias Integradas da Delegacia local, que se encontra sem peritos criminais e apenas com dois médicos legistas.
Uma mudança que irá ocorrer é quanto ao esquema de plantões de delegados, escrivães e invetigadores. Dois destes últimos profissionais a Delegacia de Viçosa perdeu este ano, transferidos para a Regional de Ubá, onde já trabalhavam em horário de plantão.