Conta de luz não terá tarifa extra em janeiro
A Aneel confirmou a bandeira verde para janeiro de 2026. Graças ao nível dos reservatórios, a conta de luz não terá custo extra no início do ano
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 23, que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde.

Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pelo volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no país.
Em outubro e novembro a agência havia acionado a bandeira vermelha patamar 1, já em dezembro, houve a redução tarifária para bandeira amarela.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis de geração de energia elétrica. As cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2) indicam o nível de gasto do Sistema Interligado Nacional (SIN) para produzir energia.
Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela e vermelha, o valor da conta de luz sofre acréscimos proporcionais ao consumo.



Comentários (0)
Comentários do Facebook