Centro de Doenças Raras ganha novo espaço em Viçosa

A sede do Instituto "Um Minuto Pela Vida" passará a funcionar no novo centro

Centro de Doenças Raras ganha novo espaço em Viçosa

O Centro de Doenças Raras de Viçosa ganhou um novo espaço, inaugurado na terça-feira, 19, no Hospital São Sebastião. O novo Centro também vai abrigar a sede do Instituto “Um Minuto Pela Vida” que há 11 anos apoia as famílias, capacita profissionais de saúde sobre as doenças raras e luta por políticas públicas para agilizar os diagnósticos.

O Centro de Doenças Raras começou a funcionar no município em agosto 2019, também no HSS, porém em outro espaço. O novo local é mais amplo, possui três ambulatórios e condição de integrar melhor os atendimentos. O Centro é referência no atendimento em toda a região de saúde. São 350 atendimentos e 100 cadastros de pacientes com algum tipo de doença rara.

De acordo com a presidente do Instituto “Um Minuto pela Vida”, Juliana Oliveira, Viçosa “é a única cidade no Brasil que entrou com processo para credenciamento junto a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para ser centro de ‘referência’ em Doenças Raras que já possui um Centro funcionando com verba Municipal”. A equipe é multiprofissional, composta por assistente social, nutricionista, enfermeira, psicóloga, pedagoga, neuropediatra e neurologista, geneticista.

Centro de Doenças Raras funciona no Hospital São Sebastião

Existem entre seis e oito mil tipos de doenças raras, que são aquelas que tem baixa frequência de registro entre a população em geral. Entretanto, podem trazer sequelas graves e risco de morte. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças raras afetam um grupo de até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.