Pernilongos voltam a incomodar

Pernilongos voltam a incomodar

Moradores de várias regiões de Viçosa têm reclamado do aumento da incidência de pernilongos, que voltaram a atrapalhar o sono de muita gente. De acordo com o departamento de Vigilância Ambiental, o fato é comum nesta época do ano, devido ao aumento das temperaturas. O longo período de estiagem, típico deste período, também contribui para a maior incidência dos insetos. Isso porque a falta de chuvas aumenta a disponibilidade de matéria orgânica, principalmente nos córregos da cidade que recebem esgoto, fonte de alimento para os pernilongos.
Ao contrário do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, o pernilongo Culex quinquefasciatus normalmente pica à noite, quando as luzes já estão apagadas. O mosquito pode transmitir algumas viroses, como a filariose, uma doença já controlada no Brasil.
Um dos métodos mais eficientes para se livrar da presença dos pernilongos é simples e antigo: deixar as portas e as janelas dos imóveis fechadas, principalmente durante os horários de maior atividade dos insetos, no começo do entardecer e do amanhecer. O uso de telas também é recomendado.