Casa Arthur Bernardes é palco de lançamento de livro

O livro resgata as práticas e saberes ancestrais de benzedeiras, rezadeiras, raizeiras e ialorixás dos municípios viçosense e pontenovense

Casa Arthur Bernardes é palco de lançamento de livro
Reprodução/Internet

O Museu Casa Arthur Bernardes será palco, na próxima sexta-feira (21), às 18h, do lançamento de um livro sobre a cultura de Viçosa e Ponte Nova. Intitulada de “"Memórias, Histórias e Saberes de Benzedeiras(os), Rezadeiras(os), Raizeiras(os) e Ialorixás de Viçosa e Ponte Nova - MG", a obra é da autora Teresinha de Jesus Ferreira e é resultado de uma pesquisa histórica e oral. O livro resgata as práticas e saberes ancestrais de benzedeiras, rezadeiras, raizeiras e ialorixás dos municípios viçosense e pontenovense.

A autora aborda conhecimentos tradicionais transmitidos entre gerações e destaca o papel desses agentes considerados da saúde popular e guardiões da cultura afro-brasileira. A pesquisa mapeou terreiros, roças de candomblé e os costumes associados a essas práticas, como as comidas de orixás e suas visões de mundo.

O livro ainda analisa a interseção entre raça, gênero e saúde, trazendo uma discussão sobre a importância do reconhecimento desses saberes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação da “farmácia viva”. Ele estará disponível na Amazon e na UICLAP, em formato ebook e impressão sob demanda.

Quem é Teresinha de Jesus Ferreira

Teresinha de Jesus Ferreira, viçosense, é formada em Letras e Artes pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Social, Teresinha atuou como jornalista e produtora na TV Viçosa, onde criou o programa “TV Saúde”. Ativista reconhecida, é vice-presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) em Viçosa e dedica-se à luta contra o racismo e em defesa das religiões de matriz africana.