Capes oferece oportunidade para pesquisadores em universidade alemã

As inscrições podem ser feitas no sistema da Capes

Capes oferece oportunidade para pesquisadores em universidade alemã

Estão abertas, até 7 de outubro, as inscrições para o Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, na Alemanha. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), serão duas chamadas em diferentes áreas e cada uma vai selecionar um candidato da modalidade cátedra, que poderá indicar, após a aprovação, um bolsista para pós-doutorado e outro para doutorado-sanduíche.

Principal parceira da Universidade Federal de Viçosa (UFV) naquele país, a Universidade de Munster já mantém um acordo de cooperação e está em processo para estabelecimento de outro para cotutela. A parceria é fruto do esforço da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para a internacionalização da Universidade.

Criada em 2010, a Cátedra Brasil visa intensificar a cooperação científica e acadêmica entre a Universidade de Münster e universidades e instituições de pesquisa brasileiras, bem como promover o estabelecimento e a expansão de contatos e redes científicas nas áreas temáticas definidas. Além disso, pretende ampliar a visibilidade de brasileiros na Alemanha.

As chamadas para o Programa tratam de temas nas áreas de ciências humanas e biologia e saúde. São elas: Agonistic Plurality. Deep disagreements and fundamental conflicts as a challenge to pluralist societies e Modelling Infection Disease Dynamics for Epidemiologic Management. 

As inscrições podem ser feitas no sistema da Capes. Cada chamada apresenta um cronograma específico de realização. Mais informações estão disponíveis no edital do Programa.

 

Fonte: UFV