Câmara de Viçosa institui honraria anual para defensores dos direitos das mulheres

Honraria Marisa Barletto

Câmara de Viçosa institui honraria anual para defensores dos direitos das mulheres

Foi aprovado durante a reunião de terça-feira (10), da Câmara de Viçosa, o projeto de autoria da vereadora Jamille Gomes (PT) que institui à Comenda de Mérito ao Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Marisa Barletto. A condecoração vai homenagear, anualmente, uma pessoa física ou jurídica que tenha se destacado com relevantes ações para a causa no município. 

Marisa Barletto foi professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) por 21 anos, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudo de Gênero, de 2006 a 2016, e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na cidade de Viçosa, de 2009 a 2012. Jamille, em justificativa no texto do documento do projeto, disse que “para além dessa experiência, Marisa foi precursora de todas as políticas voltadas para  o enfrentamento à violência contra as mulheres no município de Viçosa. (...) Incentivou diversas atividades, como a elaboração do Protocolo Municipal de Atenção a Mulheres em Situação de Violência”, salientou a vereadora. Diante disso, o projeto busca o reconhecimento merecido a uma ilustre mulher e cidadã que contribuiu tanto para que os direitos da mulher fossem concretizados.

No momento de sua fala na reunião, Jamille discorreu sobre a importância da Comenda de Mérito com nome da professora “ela tem uma história e trajetória de influência na cidade de Viçosa. (...) Todas as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres tem a participação de Marisa Barletto. Essa Comenda é uma forma de reconhecer toda a contribuição que Marisa fez ao Município”, disse. A parlamentar finalizou agradecendo “a oportunidade de ter sido aluna, de ter a conhecido, neste vasto mundo, em uma época em que pude conviver com ela, mesmo que por pouco tempo”. 

“A aprovação dessa Comenda, significa que nós estamos aqui, colocando em evidência políticas públicas que muitas vezes chegam em lugares de forma invisibilizada. Pessoas que estão em vulnerabilidade, até mesmo socioeconômica”, justificou o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), em sua fala. 

Ainda no Grande Expediente, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), em seu momento de fala, salientou que “Marisa Barletto foi uma pessoa combativa e merecedora. Talvez seria a primeira a ser homenageada em vida pelo enfrentamento à violência contra mulheres. Não podemos deixar de registrar nessa noite, uma vez que estamos votando essa Resolução, quantas vezes ela teve esse embate, esse debate nesta Casa Legislativa. (...) Fica o legado e a resistência para que possamos continuar lutando contra esse tipo de violência”, disse o parlamentar. 

Fonte: Câmara de Viçosa