Câmara de Viçosa aprova representações sobre oferta do Ensino Médio Regular na Esedrat

Representações são de autoria do vereador Bartomélio Martins

Câmara de Viçosa aprova representações sobre oferta do Ensino Médio Regular na Esedrat

A Câmara Municipal de Viçosa aprovou, na reunião de terça-feira (10), duas representações de autoria do vereador Bartomélio Martins (PT) que solicitam a oferta do ensino médio regular na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat). 

Os documentos foram enviados ao Colegiado do Esedrat, com as reivindicações de que seja realizada uma reunião do colegiado escolar de modo a atender a comunidade escolar. As representações também foram encaminhadas à Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, solicitando a elaboração de um plano de atendimento que contemple as reivindicações dos estudantes com a abertura das respectivas turmas regulares/parciais do ensino médio. 

Em justificativa ao documento, o Vereador Bartomélio traz em contexto a sanção da Lei Estadual nº 24.482/23, que institui a política estadual de prevenção e combate ao abandono e à evasão escolar nos estabelecimentos de educação básica da rede pública estadual. A partir desta, fica garantido que, na escola que implementar o ensino médio integral, deverá ser igualmente ofertado o ensino médio regular, conforme a necessidade da comunidade e solicitação do colegiado escolar. Todavia, o parlamentar afirma que a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres ‘’praticamente só possui turmas de ensino integral, o que tem provocado evasão e redução do interesse dos alunos nas atividades escolares’’. 

‘’Em maio deste ano, realizamos uma audiência pública acerca desse modelo de ensino médio e os estudantes das escolas públicas de Viçosa apresentaram que a obrigatoriedade do ensino médio integral não atende às necessidades e demandas da realidade de grande parte dos alunos nas escolas estaduais’’, informou Bartô. Ainda segundo o vereador, dentre as situações relatadas pelos jovens, estão as outras obrigações que os mesmos cumprem fora do turno escolar, como o ingresso no mercado de trabalho e as obrigações domésticas. 

Além disso, questões como o impacto na saúde mental dos alunos diante da ‘’mudança brusca’’ e a necessidade de ampliação do espaço físico que os alunos possam usufruir nos momentos de recreação, visto que estes são atualmente ‘’insuficientes e com pouca diversidade’’, também foram apresentadas.

 

Fonte: Câmara de Viçosa