Briga tumultua e assusta na praça Silviano Brandão
Circula nas redes sociais da internet um vídeo registrando uma briga generalizada envolvendo diversas mulheres na praça Silviano Brandão, no centro de Viçosa. A filmagem, feita à noite, mostra a confusão, nas imediações dos três bares do logradouro e do ponto de táxi, local onde as envolvidas costumam permanecer. Aquela região da praça se tornou o espaço conhecido, vergonhosamente, por todos os viçosenses, como um território livre para recorrente prática de extorsão, comercialização de drogas, prostituição e assaltos, principalmente a pessoas idosas e vulneráveis.
A medida inicial, após reunião com comerciantes e moradores da praça, proprietários de imóveis e taxistas com as autoridades das diversas esferas, tanto policiais, políticas e judiciárias, não passou das boas intenções, ao que parece, limitando-se à exigência feita aos proprietários de empresas ali instaladas a se adaptarem às normas sanitárias e à renovação de seus alvarás de funcionamento.
Na Silviano Brandão, permanece portanto, a insegurança, com a existência de um velho circuito de relações que liga meninos de rua, ladrões, travestis, traficantes e o comércio, sob os olhares complacentes também das autoridades da saúde pública e e assistência social. O "território" de tais elementos se limita agora ao centro da praça, não se estendendo mais à travessa Dr. João Carlos Belo Lisboa, onde foi fechada uma pensão que vinha sendo usada para programas sexuais, por não ter alvará de funcionamento. Mas a "batalha pelo ponto" e busca pela "clientela" continua diariamente, sobretudo à noite, quando prostitutas, ladrões e até "festivos" travestis, provenientes da periferia, formam seu respectivo território, disputando palmo a palmo os espaços, muitas vezes com agressões físicas como as registradas nesta foto.
Comentários (0)
Comentários do Facebook