Biblioteca municipal será reaberta ao público

Espaço com 10 mil livros ainda segue fechado, por enquanto, e novos horários para o público serão divulgados

Biblioteca municipal será reaberta ao público

A biblioteca municipal de Viçosa, em breve, será reaberta ao público. O espaço conta com um acervo de cerca de 10 mil livros e foi restaurado graças uma parceria do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura com o Departamento de História da UFV. A nova sede está localizada na Praça do Rosário, 05, no 3º piso do antigo prédio da prefeitura.

O restauro foi realizado pelo professor Jonas Queiroz e sua equipe de estagiários, utilizando recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC). Os livros foram catalogados sob a coordenação do professor Fabio Jaderson Miguel Reis, bibliotecário especialista em gestão de bibliotecas públicas e, atualmente, diretor da Biblioteca Central da UFV.

O anúncio da reabertura aconteceu na última segunda-feira, 29. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD); o secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Thomas Medeiros; a diretora pedagógica, Maria Aparecida Souza, representando a Secretaria Municipal de Educação; a controladora Geral do Município, Elaine Rafael Silva; além de toda a equipe da Secretaria de Cultura.

FELIV

A retomada da biblioteca pegou carona na movimentação literária vivida no município durante o último fim de semana, na realização do 1º Festival Literário de Viçosa (FELIV). A avaliação do evento foi positiva, com a presença de escritores locais, promoção de palestras e oficinas e a realização de uma feira literária e cultural, no domingo, 28.

Durante a feira, oito autores de Viçosa e região expuseram e venderam seus livros: Luciano Sant'Anna, José Vecchi de Carvalho, Roberto D'arte, Jacqueline Salgado, Roberto Lélis da Silva, Thiago Winner, Os Gatos de Pijama (Roseane Freitas) e Costa Melo. Para além das vendas, o Departamento de Cultura disponibilizou uma barraca para troca de livros, promovendo a permuta de títulos diversos entre leitores de todas as idades.

A feira também contou com duas apresentações musicais, da cantora Adê Ribeiro e do violonista Jaelson Farias, com a formação do Duo Almare, e do grupo de chorinho, Nosso Choro. Entre as apresentações musicais, houve declamação de poemas e leituras dramatizadas, realizadas pelos escritores presentes.

Os estudantes que foram destaque no concurso literário voltado para as escolas também receberam homenagens. São eles: Emanuelly Cristina da Silva, Ana Clara Lopes Soares e Laís do Nascimento Ferreira, da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima; Davi Claudino Teixeira Silva, Ana Luiza Gomes Neto de Jesus e Sílvia dos Santos Soares Silva, da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins; e Augusto Leal Valente, Marina Costa Marques e Maria Clara Lopes Risso, do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

ed4d432d-eb4e-5bb3-bdce-84d0e7bcc2dd