Bete do Peso será árbitra nas Olimpíadas do Rio 2016

Bete do Peso será árbitra nas Olimpíadas do Rio 2016

Em entrevista ao portal UOL a pesista viçosense Maria Elizabete Jorge, a Bete do Peso, declarou que atuará como árbitra em provas do Levantamento de Peso dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Bete fez história no levantamento de peso ao disputar e vencer o Campeonato Mundial da modalidade, categoria Master, no Peru, e participar no ano de 2000 das Olimpíadas de Sidney, na Austrália.
Ela se iniciou nesse esporte incentivada pelo professor David Montero Gomez. Os treinamentos na UFV levaram Bete a conquistar títulos pelo Brasil a fora e também no exterior.
Na entrevista ao colunista do UOL, Roberto Salim, Bete disse que comia olho de boi, porque disseram a ela que tinha fortificante natural. Entre outras declarações Bete deixou escapar o seu medo em relação à segurança dos seus atletas na área de treino localizada em uma quadra da Praça de Esportes Municipal. “Meu receio é que algum escorpião pique as crianças que treinam comigo lá. Antes tinha mais mato, agora está melhor, mas eu ainda tenho medo. O último escorpião apareceu há dois meses” declarou receosa.
Outro desabafo de Bete foi em relação à UFV. Ela disse que “na Universidade há um espaço para o levantamento de peso e renovaram tudo para que atletas da Índia, Egito e Líbano treinem para os jogos do Rio, mas para as minhas crianças não deram nada”, queixou-se Bete, que é proibida de treinar sua turma no tablado onde construiu sua carreira.
Cerca de 32 alunos procuram aprender os segredos da modalidade com a campeã, que durante a Olimpíada do Rio de Janeiro vai trabalhar como árbitra. “Lembro de minha participação em Sydney: não tive tempo de me adaptar às barras modernas que usavam lá e minhas mãos sangraram”, conta com orgulho.