ALMG homenageia os 50 anos do Coluni

ALMG homenageia os 50 anos do Coluni

Por iniciativa do deputado estadual Paulo Lamac, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia do Legislativo, celebração será na sexta-feira, 6 de novembro, às 20h, no Plenário da ALMG
Após aprovação de requerimento do deputado estadual Paulo Lamac (PT), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia do Legislativo, aAssembleia de Minas Gerais fará, na primeira sexta-feira de novembro (6/11), em Belo Horizonte, aconteceu homenagem especial aos 50 anos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – CAp-Coluni. A solenidade, convocada pelo presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes, será às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek da ALMG, e contará com a presença de dezenas de professores, diretores e alunos, atuais e antigos, do colégio – fundado em 26 de março de 1965 e, desde então, referência no ensino de médio de qualidade.
Ao longo de cinco décadas, o CAp-Coluni mantém a tradição de sempre estar entre os melhores colégios de Minas Gerais. Também é considerado modelo para as escolas do sistema oficial e particular da região. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, por exemplo, o resultado geral por escolas públicas do país apontou o colégio da UFV como o de melhor média de pontos em Minas Gerais e o de segunda melhor média nacional: 693,3.
Para o diretor do CAp-Coluni, Edson Nunes, esse desempenho era esperado em razão da “elevada qualificação do corpo docente e técnico-administrativo, da moderna estrutura de ensino e do suporte de assistência e apoio estudantil”. Com professores habilitados, trabalhando em regime de dedicação exclusiva – o que permite maior atendimento às dificuldades individuais dos alunos –, a unidade busca constantemente aprimorar seus métodos e suas técnicas de ensino. “Isso permite uma aprendizagem efetiva e capacita os alunos para a aplicação dos conhecimentos em situações novas, evitando a simples memorização de conteúdos”, afirma o diretor

Comunidade aberta
Para o deputado Paulo Lamac, autor do requerimento para a Reunião Especial de homenagem aos 50 anos do CAp-Coluni, o colégio também se destaca por ser, desde seus primórdios, uma comunidade escolar aberta ao diálogo. Com isso, os alunos têm a oportunidade de participar ativamente de todo o processo educacional, condição imprescindível para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.
Intimamente ligado ao segmento da educação – engenheiro eletricista, Lamac é professor de física e um dos fundadores da Associação PRÉ-UFMG, responsável pela entrada de milhares de estudantes de escolas públicas em universidades federais, como a UFV, antes mesmo da existência de políticas inclusivas promovidas pelo governo federal –, o deputado salienta também a alta qualificação dos docentes, a boa gestão e a infraestrutura como responsáveis pelo sucesso da instituição. “Não é por acaso que o CAp-Coluni tem registrada em sua trajetória a passagem de uma grande quantidade de alunos que vieram a se tornar profissionais de destaque em suas áreas de atuação”, diz o parlamentar.
Para Paulo Lamac, o CAp-Coluni é prova de que as escolas públicas, quando bem geridas e com apoio adequado, são o melhor caminho para o crescimento do país, com a garantia de justiça social e igualdade de oportunidades. “Acreditamos que a educação pública e de qualidade é a receita para o desenvolvimento epara a mobilidade social. O Cap-Coluni corrobora essa crença”, ressalta. O deputado afirma, ainda, que todos os profissionais, alunos e ex-alunos ligados ao CAp-Coluni estão convidados para a celebração do cinquentenário da instituição, no Plenário da ALMG.

Exame de seleção
Este ano o Coluni registrou a maior relação de candidatos por vaga em seu exame de seleção, com 2.270 estudantes disputando 150 vagas, numa relação de 15,133 candidatos por vaga.
As provas estão agendadas para os dias28 e 29 de novembro, das 14 às 18 horas, no campus Viçosa. As vagas serão oferecidas apenas para a 1ª série e preenchidas pela ordem de classificação.