Campanha de multivacinação vai até 30 de novembro, após prorrogação
Até o momento, mais de 99 mil crianças e adolescentes atualizaram o cartão de vacinação e cerca de 261 mil doses foram aplicadas em todo o estado
O Ministério da Saúde prorrogou, até 30 de novembro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha, promovida anualmente, tem o objetivo de promover a imunização deste público, mantendo coberturas vacinais ideais e garantindo a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes até a unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacinação, para que o profissional da área possa avaliar a situação vacinal e a necessidade da administração de vacinas.
Em Minas, a estimativa é a de que 4.451.989 crianças e adolescentes estejam na faixa etária preconizada pela campanha e a ação busca favorecer o alcance de uma cobertura de 95% de pessoas imunizadas para cada uma das vacinas disponíveis.
BAIXA ADESÃO
A campanha, que teve início no dia 1º de outubro, disponibiliza todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de doenças, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Segundo dados do Painel de Monitoramento da Campanha do Ministério da Saúde, até o dia 27 de outubro já foram imunizadas 99.713 mil crianças e adolescentes e 261.673 doses foram aplicadas em Minas Gerais.
Do total de doses aplicadas, 93.488 foram em menores de 1 ano de idade, 48.151 em crianças de 1 ano, 40.550 em crianças de 2 a 4 anos, 32.969 em crianças de 5 a 9 anos e 46.515 em crianças e adolescentes com idade entre 10 a 14 anos e 11 meses.
“As vacinas estão disponíveis e são gratuitas. É muito importante mantermos altas coberturas para todas as vacinas disponíveis. Por meio da vacinação, podemos evitar a ocorrência e controlar várias doenças, além de evitar a reintrodução de enfermidades já controladas”, finaliza a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Marcela Ferraz.
Os dados detalhados da Campanha Nacional de Multivacinação, como estado, cidade, faixa etária e tipo de imunizante, estão disponíveis no site do Ministério da Saúde e podem ser acessados por meio deste link.
Comentários (0)
Comentários do Facebook