Alistamento militar 2017 já começou

Em Viçosa, procedimento deve ser feito pela internet

Alistamento militar 2017 já começou

Desde o dia 1º desse ano, a 24ª Delegacia de Serviço Militar, vinculada ao Ministério da Defesa e situada em Viçosa, está desativada, devido ao Projeto de Racionalização dos Órgãos de Serviço Militar e Modernização do Sistema de Serviço Militar, informa o Exército Brasileiro. Segundo comunicado, a medida visa, entre outros benefícios, uma maior celeridade nos processos e à economia de recursos públicos.
Assim, o Alistamento Militar, feito pelos jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017, deverá ser feito até o dia 30 de junho, no site www.alistamento.eb.mil.br, através de qualquer dispositivo com acesso à internet. A organização informa, ainda, que "aqueles que tiverem dificuldade de acesso à rede mundial de computadores, o alistamento será realizado presencialmente nas Juntas de forma online"
O Alistamento Online está disponível, a partir de 2017, em 20 estados da federação. Nessa nova modalidade, após o alistamento, o jovem receberá um número de protocolo e poderá, por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Em Viçosa, a Junta de Serviço Militar espera receber cerca de 600 jovens neste período e desses, 100 serão selecionados para participar, em 2017, do período de instrução e formação de atiradores no Tiro de Guerra 04-027. O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.