Agros esclarece alteração no custeio de seus planos de saúde e devoluções

Agros esclarece alteração no custeio de seus planos de saúde e devoluções

Na edição passada, em matéria que abordou a manifestação de protesto de técnico-administrativos da UFV em frente à sede do Agros, motivada pelo reajuste do Plano de Saúde dos servidores, o Folha da Mata divulgou que o “Agros recua diante de manifestação de segurados”.
Em nota enviada ao jornal, o presidente do Conselho Deliberativo do Agros (CDE), Guilherme Nacif de Faria, explica o que motivou a decisão anterior do Conselho e, também, a revisão dos valores: “A decisão anterior buscava a preservação do Fundo Assistencial, que se destina, entre outros objetivos, ao pagamento do valor excedente ao teto de contribuição, o que beneficia principalmente os participantes com salários menores e famílias maiores. Entretanto, a pedido dos próprios participantes, na reunião do dia 7 de junho o CDE reviu a decisão tomada em 22 de março”.
Segundo Nacif, a reavaliação do percentual de reajuste das tabelas de contribuição dos planos Agros Saúde e PAS-UFV, foi decidida pelo Conselho Deliberativo do Agros (CDE) em reunião realizada na manhã do dia 7 de junho, e atendeu à solicitação dos participantes. A data-base de aplicação do reajuste dos planos de saúde do Agros é maio de cada ano.

Empreendimentos e investimentos
O Agros esclarece que as decisões sobre empreendimentos e investimentos são tomadas a partir de uma Política de Investimentos aprovada anualmente pelo Conselho Deliberativo e de avaliações feitas pelo Comitê de Investimento da instituição. A Política de Investimentos do Agros para 2016 está disponível para consulta no site www.agros.org.br.
Devolução das contribuições de 0,2% do plano B
Nacif disse que o assunto será pauta de reunião do Conselho Deliberativo em 28 de junho.
Finalizando, ele diz que “É importante deixar claro que, se a devolução for legalmente possível e autorizada pelo CDE, todos os participantes que tiverem direito ao recebimento de qualquer valor serão comunicados com antecedência pelo Agros”.