Viçosa registra dois casos de Chikungunya e quase 30 de Dengue
Dados são do Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Viçosa

Nas últimas quatro semanas, Viçosa registrou os dois primeiros casos de Chikungunya de 2025 e mais outros 29 de Dengue, totalizando 37 registros de doenças referentes ao mosquito Aedes aegypti, que intensifica sua proliferação nos períodos mais quentes do ano, como no verão. Não foram registrados casos de Zika. Os dados são do Boletim Epidemiológico e foram divulgados pela Prefeitura de Viçosa na última quarta-feira (26).
De janeiro pra cá, houveram 140 novas suspeitas de dengue e três de Chikungunya, sendo que, destas, 112 foram descartadas. O número se soma a outras 38 notificações referentes ao primeiro mês do ano.
Outra alteração no boletim foi no risco de transmissão e de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em janeiro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), responsável por identificar os riscos e intensidade do mosquito, considerou Viçosa com o risco médio de transmissão. Agora, conforme dados referendados pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN, o município foi diagnosticado com um baixo risco de infestação.
A PMV, no entanto, continua reforçando que a principal ação de combate ao vírus é a eliminação de focos de reprodução, como recipientes com acúmulo de água parada, ato que deve ser realizado pela própria população.
Os viçosenses que sentirem sintomas, como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos, a prefeitura orienta que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento e realização de exames, conforme orientações dos profissionais de saúde.
Comitê de Combate à Dengue
O Comitê de Combate à Dengue tem atuado na prevenção e em ações contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na última sexta-feira (21), foi realizada uma reunião para avaliar a situação epidemiológica do município e discutir medidas de enfrentamento.
No encontro, foi apresentada a estrutura de saúde municipal para o atendimento aos casos e foram destacados a importância de testes rápidos na identificação precoce da doença. Com a antecipação dos diagnósticos, as equipes de saúde têm conseguido agir rapidamente para conter a propagação do vírus, realizando bloqueios sanitários nas áreas afetadas.
Para combater ainda mais a Dengue, também foram destacadas estratégias como a desobstrução de redes pluviais e a aplicação de inseticida como forma de bloqueio com o Ultra-Baixo Volume (UBV), além de limpezas em terrenos baldios e as visitas dos agentes de endemias nas casas viçosenses.
Participaram representantes da área da saúde, gestores públicos e demais autoridades envolvidas na luta contra o Aedes aegypti, incluindo Marcos Vieira, Lilian de Souza, Wanderleia Rodrigues, Prisca da Silva, Erick Luis, Joaquim Rocha, Rodrigo Cardoso, Edson Dornelas, Arlete Assis, Leonardo dos Santos e Layra Santos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook