Governo Federal lança Rouanet da Juventude para impulsionar produção cultural de jovens

Em parceria com a Shell Brasil e com investimento de R$6 milhões, projeto pretende fortalecer a formação artística e cidadã dos jovens agentes culturais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte

Governo Federal lança Rouanet da Juventude para impulsionar produção cultural de jovens
Vitor Vasconcelor/Secom-PR

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Shell Brasil e o Sesi, lançou na manhã da última terça-feira (25), o Programa Rouanet da Juventude, uma iniciativa pioneira para impulsionar a produção cultural de jovens. Em evento realizado no Clube do Choro de Brasília, no Distrito Federal, foi anunciado o investimento inicial de R$6 milhões para fortalecer e apoiar ações e formações culturais voltadas para jovens brasileiros, de 15 a 29 anos, das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e democratizar o acesso ao fomento cultural.

Além disso, o programa tem o objetivo de nacionalizar os incentivos da Lei Rouanet para a juventude de regiões e segmentos historicamente marginalizados, como comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas. O Edital de Chamamento Público MinC Nº 1/2025 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 24 de fevereiro.

Arthur Rodrigues dos Reis, de 22 anos, é agente cultural, morador de Brasília e integrante do Trio Chorando Baixinho, grupo regional de choro do qual participa, desde 2015, na companhia dos amigos Luiz Velozo e Victor Cortêz. Ex-alunos do Escola Brasileira de Choro, onde os três foram estudantes bolsistas, eles se consideram representantes da renovação do choro.

Arthur avalia a importância do Rouanet da Juventude para agentes culturais da nova geração. “Cresci na música, levo a música como profissão e vivo dela até hoje. É importante que o projeto contemple várias culturas e não só a música, mas a culinária também e os games. Esse evento traz muita expectativa legal para quem não teve muito acesso, que é o caso do Nordeste, e que esse evento traga novos olhares para o Centro-Oeste, traga mais gente, mais adolescentes, e que eles possam entrar no ramo e fazer o Brasil crescer muito”, comentou o jovem músico.

O ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares, destacou que o Rouanet da Juventude une responsabilidade social, cultural e apresenta um caminho para desenvolver um programa aderente e que atenda aos anseios da população jovem.

Fonte: Governo Federal