PROCON Viçosa orienta sobre o Carnaval 2025
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Com o objetivo de não transformar a festa do carnaval em aborrecimentos, o PROCON (Diretoria Municipal de Política e defesa do Consumidor) alerta a todos sobre cuidados que devem ser tomados na contratação de empresas de serviços, alimentação e outros.
De maneira geral, o consumidor deve verificar, em primeiro lugar, a lisura das empresas que promovem vendas de pacotes de viagem, o que está incluído na contratação e os gastos extras que terá que arcar. O mesmo vale para a reserva direta de hotéis.
Sobre eventos privados (shows e outros com venda de ingressos), os cuidados devem estar voltados para todas as informações contidas nos ingressos, como data, hora e local, além de serviços incluídos.
Na questão de bares e restaurantes, verificar sempre os preços, se não tiver incluídos no cardápio. A cobrança de gorjeta (10%) é opcional (o cliente pode optar por não pagar) e a cobrança de consumação mínima é proibida. O estabelecimento pode cobrar couvert artístico, desde que previamente comunicado ao cliente e que não seja sobre som ambiente.
Em todos os casos, é permitida a diferenciação de preço de acordo com a forma de pagamento (cartão débito/crédito, por exemplo), mas nunca entre dinheiro e pix. No ato de pagamento, muito cuidado, principalmente se o cartão está habilitado na função por aproximação. No mais, o cliente, antes de digitar a senha, deve conferir o valor e, depois, se não houve troca do mesmo.
Em caso de dúvidas, o consumidor deve sempre procurar o PROCON. Em viçosa, o órgão pode ser acionado pelos telefones (31) 3874 9388/9389.
Fonte: Prefeitura de Viçosa
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