Sistema Faemg Senar participa do projeto Ministério Público Itinerante na região

Iniciativa leva cidadania, saúde e cultura a municípios mineiros com foco na promoção social

Sistema Faemg Senar participa do projeto Ministério Público Itinerante na região

O Sistema Faemg Senar, através dos Sindicatos Rurais, participou das ações do projeto Ministério Público Itinerante, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais, em três municípios da região esta semana. O projeto, que visa promover cidadania, lazer, saúde, esporte e cultura, esteve presente em Senhora de Oliveira, Porto Firme e Piranga.

Durante o evento, o Sistema Faemg Senar ofereceu a Campanha de Saúde Bucal, disponibilizando 200 atendimentos em cada cidade. A campanha, voltada para crianças de 5 a 10 anos, incluiu orientações sobre cuidados com a higiene bucal e a distribuição de kits contendo escova e pasta de dente, além de fio dental. A instrutora Nara Marques destacou a importância da ação: “Levamos informações e prevenção para que, através do conhecimento, ocorra uma mudança de hábitos que gera qualidade de vida."

Em Porto Firme, os atendimentos foram realizados no dia 24 de julho na Escola Municipal Infantil Sossego da Mamãe, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa. Em Piranga, a campanha ocorreu na Praça do Rosário nesta quinta-feira (25 de julho), promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Carlos Ribeiro, agente de desenvolvimento rural do Sindicato, comentou sobre a importância da participação na iniciativa: “É um prazer para nós fazer parte desse movimento de inclusão social muito importante feito pelo Ministério Público Itinerante. As pessoas estão muito agradecidas com a presença da nossa entidade nessa ação, principalmente o público rural.”

Mais sobre a iniciativa

O projeto Ministério Público Itinerante tem como objetivo promover o acesso à cidadania em municípios de Minas Gerais que não contam com a presença constante de um Promotor de Justiça. Desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), o projeto prioriza o atendimento a municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Com o apoio do CeMAIS, a ação mobiliza diversos parceiros que oferecem serviços como emissão de documentos, certidões, atendimentos sobre previdência e orientação jurídica.