Exposição fotográfica movimenta espaço cultural com o cotidiano dos viçosenses
Mostra reuniu fotonarrativas e produções audiovisuais desenvolvidas por estudantes de Jornalismo da UFV, destacando o cotidiano, os espaços públicos e as pessoas anônimas de Viçosa
Nesta semana, na última quarta-feira, 11, estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) se reuniram na Estação Cultural Hervé Cordovil para realizar a exposição Flanando em Viçosa, resultado de um projeto de extensão do curso, sob orientação do professor Robson Filho.
Intitulada “Flanando em Viçosa”, a mostra aconteceu no período da tarde, das 12h às 19h, em conjunto com a feira realizada no espaço. A exposição foi composta por fotonarrativas — imagens acompanhadas de breves textos — produzidas pelos alunos.
Exercitando a flânerie, termo em francês que se refere à prática de caminhar pelos espaços públicos de forma atenta e observadora, os estudantes visitaram alguns dos principais pontos da cidade, como o Calçadão Arthur Bernardes, a Avenida Santa Rita, o Shopping Chequer e o ponto de ônibus da Praça do Rosário, registrando fatos, cenas e personagens desses locais.
Além das fotonarrativas, os membros do projeto também produziram conteúdos audiovisuais nos mesmos pontos da cidade, evidenciando ainda mais o cotidiano das pessoas em Viçosa.
“Nosso objetivo era fazer uma imersão na cidade e retratá-la, mas, principalmente, dar uma devolutiva a ela, contribuindo para a história e a memória local, na contramão do jornalismo convencional, ao focar nos acontecimentos ordinários e nas pessoas anônimas da cidade. Foi muito gratificante recebermos as visitas e os elogios da população na exposição. Aproveito para agradecer e parabenizar os estudantes pelo trabalho desenvolvido e por exercitarem um jornalismo humanizado e sensível sobre nossa querida Viçosa”, disse o orientador do projeto, Robson Filho, ao Folha da Mata.
Todas as produções audiovisuais do projeto podem ser encontradas no Instagram oficial @flanandovicosa.



Comentários (0)
Comentários do Facebook