Viçosa tem saldo negativo na geração de empregos pela primeira vez em 2023

Quase todos os setores registraram fechamento de postos de trabalho no mês de maio

Viçosa tem saldo negativo na geração de empregos pela primeira vez em 2023

O mês de maio fechou com saldo negativo no balanço de contratações e demissões do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em Viçosa. Foram registradas 511 admissões e 644 desligamentos, resultando em um saldo negativo de -133 vagas.

Quase todos os setores registraram fechamento de postos de trabalho e, pela primeira vez, o setor de Serviços teve o pior desempenho, com saldo de -84. Também demitiram mais do que contrataram os setores de Comércio (-21), Construção (-16) e Indústria (-15). Já o setor de Agropecuária fechou o mês com saldo positivo de 3 vagas criadas.

Essa é a primeira vez que a cidade encerra um mês com saldo negativo em 2023. Ainda assim, o saldo do ano continua positivo, com 125 postos de trabalho criados desde janeiro.

BRASIL

O país registrou, no mês de maio, saldo positivo de 155.270 empregos com carteira assinada. O resultado se explica pela diferença entre os 2.000.202 de admissões e pouco mais de um 1.844.932 de desligamentos. Nos primeiros cinco meses do ano foram criados 865 mil postos de trabalho, alcançando um estoque de mais de 43 milhões de empregos formais no país.

Apesar dos números positivos, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o resultado ficou abaixo da expectativa, que era de 180 mil empregos, por causa da política de juros altos praticada pelo Banco Central.